29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6d - A comunicação em diferentes narrativas e contextos |
25061 - LITERACIA EM SAÚDE E FONTES DE INFORMAÇÃO, EM PORTUGAÇ PEDRO MOURA FERREIRA - ICS-UL
Apresentação/Introdução A forma como se obtêm a informação sobre saúde é crítica no desenvolvimento dos níveis de literacia em saúde de uma população. Além da aprendizagem formal, consideram-se várias fontes de informação (profissionais de saúde, media, Internet, etc.). Quando usados na promoção da saúde, estas fontes de informação podem desempenhar um papel eficaz em termos de ganhos de literacia em saúde.
Objetivos Perceber como é obtida a informação sobre a saúde (fontes e sua qualidade);
Perceber o nível de conhecimento/informação sobre algumas doenças (ontológicas, cardiovasculares e obesidade) em termos de prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico).
Metodologia Os resultados mostram que:
a) A saúde é uma temática relevante
b) Domina a perceção de que existem várias fontes de informação, que em conjunto disponibilizam uma grande quantidade de informação (o médico, casos de doença próximos, a Internet, a televisão, os livros)
c) A obtenção de informação rende a fazer-se por receção passiva (comodismo e «negação»)
d) A mobilização para a procura ativa tende a ocorrer perante a manifestação da doença (do próprio ou de um próximo).
e) Os conhecimentos estão relacionados com a experiência da doença
f) As pessoas têm apenas conhecimentos muito gerais em relação às doenças inquiridas muito assentes nas principais questões/informação passadas pelos media.
Resultados Os resultados mostram que:
a) A saúde é uma temática relevante
b) Domina a perceção de que existem várias fontes de informação, que em conjunto disponibilizam uma grande quantidade de informação (o médico, casos de doença próximos, a Internet, a televisão, os livros)
c) A obtenção de informação rende a fazer-se por receção passiva (comodismo e «negação»)
d) A mobilização para a procura ativa tende a ocorrer perante a manifestação da doença (do próprio ou de um próximo).
e) Os conhecimentos estão relacionados com a experiência da doença
f) As pessoas têm apenas conhecimentos muito gerais em relação às doenças inquiridas muito assentes nas principais questões/informação passadas pelos media.
Conclusões/Considerações As conclusões sublinham dois aspetos:
a) O reconhecimento da passividade e a falta de mobilização para a prevenção de doenças graves, mas também abertura para modificar o presente cenário desde que haja estimulação (através de ações mais visíveis, desafiantes e de fácil acesso, por exemplo, através da Internet).
b) A consciência da importância de uma intervenção a pensar no futuro ao nível das crianças e dos jovens (literacia em saúde na escola).
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