Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC6d - A comunicação em diferentes narrativas e contextos

24678 - ELABORAÇÃO DE MENSAGENS PERSUASIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BASEADAS NO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA: UM EXERCÍCIO DE TRANSLAÇÃO
PATRICIA CONSTANTE JAIME - FSP-USP, NEHA KHANDPUR - FSP-USP, PRISCILA SATO - FSP-USP, JOSÉ RIBEIRO GOUVEIA NETO - FSP-USP, FERNANDA BAEZA SCAGLIUSI - FSP-USP


Apresentação/Introdução
O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado em 2014, é uma das principais ferramentas para promover a alimentação saudável no Brasil. Contém recomendações importantes para escolhas alimentares saudáveis e práticas alimentares. Este projeto busca tornar essas informações técnicas em mensagens de mudança de comportamento que são fáceis de entender e praticar por toda a população brasileira.


Objetivos
O objetivo deste resumo é descrever os materiais e métodos utilizados para a criação de mensagens de mudança de comportamento baseadas nas recomendações do Guia Alimentar.


Metodologia
Brasileiros saudáveis, adultos, residentes em regiões urbanas e periurbanas, servem como público-alvo para as mensagens. O processo de desenvolvimento incluiu: (1) Revisão do Guia, para identificar o conteúdo ser desenvolvido em mensagens; (2) Painel de especialistas, para identificar os temas das mensagens e sua hierarquia de importância; e (3) Busca de literatura secundária para mapear as crenças e percepções à alimentação saudável do público-alvo; identificar uma estrutura de mudança de comportamento para orientar o desenvolvimento das mensagens; e identificar as melhores práticas de desenvolvimento de mensagens relacionadas ao comprimento, tom, enquadramento e redação.


Resultados
Foram identificadas como importantes, 66 informações do Guia Alimentar. Destas, 44 foram julgadas cruciais pelo painel de especialistas. Foram identificados temas de planejamento, compras, culinária, alimentação e termos técnicos. Outros Sub-temas incluíram gênero, prazer, ambiente/sustentabilidade e economia de custos. O desenvolvimento de mensagens foi guiado pelo Theoretical Domains Framework. Múltiplas mensagens em forma de ganho, enfatizando soluções ou estratégias para substituição foram desenvolvidas - um total de 116. Estas serão testadas usando grupos focais e um painel on-line e validadas para reduzir para 15 mensagens finais.


Conclusões/Considerações
Com intuito de diminuir os impactos negativos que a Obesidade e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) vêm causando no Brasil, a disseminação das informações do Guia Alimentar por meio de mensagens persuasivas é uma poderosa ferramenta para promoção da saúde. Por isso, esse estudo apresenta sua importância ao elaborar e testar de diversos modos as mensagens para que elas sejam eficientes e relevantes perante a população brasileira.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360