29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6d - A comunicação em diferentes narrativas e contextos |
24678 - ELABORAÇÃO DE MENSAGENS PERSUASIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BASEADAS NO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA: UM EXERCÍCIO DE TRANSLAÇÃO PATRICIA CONSTANTE JAIME - FSP-USP, NEHA KHANDPUR - FSP-USP, PRISCILA SATO - FSP-USP, JOSÉ RIBEIRO GOUVEIA NETO - FSP-USP, FERNANDA BAEZA SCAGLIUSI - FSP-USP
Apresentação/Introdução O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado em 2014, é uma das principais ferramentas para promover a alimentação saudável no Brasil. Contém recomendações importantes para escolhas alimentares saudáveis e práticas alimentares. Este projeto busca tornar essas informações técnicas em mensagens de mudança de comportamento que são fáceis de entender e praticar por toda a população brasileira.
Objetivos O objetivo deste resumo é descrever os materiais e métodos utilizados para a criação de mensagens de mudança de comportamento baseadas nas recomendações do Guia Alimentar.
Metodologia Brasileiros saudáveis, adultos, residentes em regiões urbanas e periurbanas, servem como público-alvo para as mensagens. O processo de desenvolvimento incluiu: (1) Revisão do Guia, para identificar o conteúdo ser desenvolvido em mensagens; (2) Painel de especialistas, para identificar os temas das mensagens e sua hierarquia de importância; e (3) Busca de literatura secundária para mapear as crenças e percepções à alimentação saudável do público-alvo; identificar uma estrutura de mudança de comportamento para orientar o desenvolvimento das mensagens; e identificar as melhores práticas de desenvolvimento de mensagens relacionadas ao comprimento, tom, enquadramento e redação.
Resultados Foram identificadas como importantes, 66 informações do Guia Alimentar. Destas, 44 foram julgadas cruciais pelo painel de especialistas. Foram identificados temas de planejamento, compras, culinária, alimentação e termos técnicos. Outros Sub-temas incluíram gênero, prazer, ambiente/sustentabilidade e economia de custos. O desenvolvimento de mensagens foi guiado pelo Theoretical Domains Framework. Múltiplas mensagens em forma de ganho, enfatizando soluções ou estratégias para substituição foram desenvolvidas - um total de 116. Estas serão testadas usando grupos focais e um painel on-line e validadas para reduzir para 15 mensagens finais.
Conclusões/Considerações Com intuito de diminuir os impactos negativos que a Obesidade e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) vêm causando no Brasil, a disseminação das informações do Guia Alimentar por meio de mensagens persuasivas é uma poderosa ferramenta para promoção da saúde. Por isso, esse estudo apresenta sua importância ao elaborar e testar de diversos modos as mensagens para que elas sejam eficientes e relevantes perante a população brasileira.
|