Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC6d - A comunicação em diferentes narrativas e contextos

23930 - SIGNIFICAÇÕES E VALOR MORAL DAS DIFERENTES MORTES COMUNICADAS PELO MÉDICO NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA
GISLAINE ALVES DE SOUZA - NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA E ENVELHECIMENTO DO INSTITUTO RENÉ RACHOU, FIOCRUZ MINAS., KARLA CRISTINA GIACOMIN - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE., JANAÍNA DE SOUZA AREDES - NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA E ENVELHECIMENTO DO INSTITUTO RENÉ RACHOU, FIOCRUZ MINAS., JOSÉLIA OLIVEIRA ARAÚJO FIRMO - NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA E ENVELHECIMENTO DO INSTITUTO RENÉ RACHOU, FIOCRUZ MINAS.


Apresentação/Introdução
A comunicação é um processo relacional, dinâmico, complexo, multidimensional e prática social. A atitude frente a morte é influenciada por fatores sociais e culturais. As pessoas são categorizadas pela sociedade e a emoção é fato social coercitiva sobre o indivíduo. Assim, percebe-se a relevância de analisar a interpretação da comunicação das diferentes mortes em um hospital de emergência.


Objetivos
Compreender as múltiplas significações da morte e analisar os elementos que influem na sua comunicação por médicos, na condição de sujeitos culturais, em um hospital de emergência de uma metrópole brasileira.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na Antropologia Interpretativa e Médica. A experiência humana é profundamente uma experiência moral, determinada por fatores socioculturais. O campo é um hospital público de emergência, referência em trauma na América Latina. A população estudada foi composta por médicos que atuam em setores específicos para pacientes graves com risco de morte. A coleta de dados deu-se durante nove meses de observação participante para imersão no universo sociocultural dos médicos da instituição e foram realizadas 43 entrevistas com roteiro semiestruturado. A análise foi êmica e guiada pelo modelo dos signos, significados e ações.


Resultados
As ações médicas no hospital de emergência frente a comunicação da morte são geralmente de luta e fracasso, porém algumas mortes são interpretadas como mais aceitas e outras como piores em se comunicar. Conforme quem morre, a situação, o contexto, a religião e a formação médica, a morte é significada como injusta, fora de hora, insucesso, frustrante, questionável ou pesarosa. Ou ainda como um alívio, justa, aguardada, prevista e esperada. Existem flexíveis arranjos na interpretação da morte na emergência, em que a preponderância e a transversalidade do paradigma biomédico convivem com outros valores socioculturais.



Conclusões/Considerações
Nesse contexto, significar determinada morte como aceitável é interpretado como consequência do contexto institucional, de valores socioculturais ou de mecanismos defensivos para realizar seu trabalho. Os elementos apontados podem subsidiar intervenções, planejamento e gestão na atenção à saúde nos hospitais de emergência acerca do processo comunicacional quanto no âmbito da educação, da saúde do trabalhador e da organização institucional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360