28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6b - Comunicação, sociedade e sentidos (experiências e pesquisas) |
26099 - “MOSCAS”: ENTRE O INCÔMODO E A (TRANS)FORMAÇÃO ALINE OLIVEIRA CALDAS - EMCM/UFRN, ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA - EMCM/UFRN, GEORGE DE AZEVEDO DANTAS - EMCM/UFRN, ANDERSON GOMES DO NASCIMENTO - SEDIS/UFRN, KALINE SAMPAIO DE ARAÚJO - SEDIS/UFRN
Período de Realização A experiência, produção do conto e transformação em quadrinhos (HD) aconteceram ao longo de 2017.
Objeto da Experiência Uma HD que retrata a experiência de uma estudante de medicina em uma UBS rural no sertão como atividade da Vivência Integrada na Comunidade (VIC).
Objetivos Relatar a experiência de uma estudante de medicina em atividade curricular no contexto rural a fim de potencializar a percepção humana da pratica médica para formação profissional. Transformar a narrativa a partir do mundo vivido em uma linguagem de HQ.
Metodologia O acompanhamento da equipe de saúde da família rural é parte da formação de estudantes de medicina. A experiência ocorreu durante a processo de trabalho da equipe de saúde da família no município de Santa Cruz-RN. Foi produzido um conto como parte de portfólio reflexivo. O conteúdo foi posteriormente adaptado no formato de HD, a partir de um trabalho colaborativo entre a Universidade, SEDIS, gestão municipal e equipe de saúde local.
Resultados A HQ foi produzida e impressa a partir da experiência da formação de uma estudante de medicina. Durante uma tarde de atendimentos na zona rural do RN, a estudante se concentra em uma mosca como o incômodo no início do dia de trabalho. Ao longo do dia e envolvida com as histórias de vida que por ela passaram, a mosca passa a simbolizar a percepção da dor do outro, assim como do fato que aquele universo trazia consigo questões mais profundas do que ela imaginara. A partir deste conto produziu-se a HQ.
Análise Crítica Transformar vivência em conto e depois em HQ é uma forma de tornar a experiência acessível aos leitores. No sentido nietzschiano, refere-se à experiência vivenciada para “tornar-se o que é”. Essa perspectiva sugere, portanto, que viver é singular e individual e dessa forma cada experiência é única. Por priorizar a dimensão subjetiva, as experiências vividas durante o módulo VIC reverberam em uma formação mais humana e comprometida com a realidade social em que o estudante está inserido.
Conclusões e/ou Recomendações Ao se impor como soberana para o aprendizado da prática médica, a ciência biomédica pode cegar as experiências mais sensíveis que são fulcrais para formação profissional e para a conquista da cidadania. A experiência aqui apresentada é catalizadora de processos de aprendizagem que tornam o estudante mais competente e, de forma crítica e reflexiva, desenvolve nele o senso de compromisso social.
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