Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC6b - Comunicação, sociedade e sentidos (experiências e pesquisas)

23548 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE USUÁRIOS DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAS) DE RECIFE-PE SOBRE SAÚDE E SAÚDE PÚBLICA
ANDRE PAES VIANA - UFRPE, JOSEANA MARIA SARAIVA - UFRPE


Apresentação/Introdução
Com a criação do Sistema Único de Saúde - SUS, a população brasileira passou a ter o direito universal e gratuito a saúde pública. A compreensão desse direito pelos cidadãos é fundamental para que possam exigir sua efetivação. Este estudo visa compreender as representações sociais dos usuários de UPAs sobre saúde e saúde pública. Os resultados apresentam concepções diversas e confusas.


Objetivos
O trabalho tem como objetivo compreender as representações sociais de usuários de UPAs de Recife - PE sobre os termos saúde e saúde pública.


Metodologia
Através da abordagem qualitativa foi possível trabalhar com o estudo de caso e com o método de análise das Representações Sociais que tem com referência Serge Moscovici, que trata de uma das formas de compreensão da realidade, do mundo concreto e permite encontrar elementos do discurso social trazidos pelos sujeitos. Trabalhou-se com a totalidade de UPAs localizadas na cidade do Recife-PE (5). A pesquisa foi realizada com 5 usuários de cada UPA, selecionados aleatoriamente após serem atendidos. Utilizou-se a entrevista estruturada para coleta de dados. As respostas foram tabuladas, posteriormente categorizadas conforme semelhança das respostas e analisadas.


Resultados
Para 53,33% saúde é o “bem-estar físico, mental, social e econômico”, aproximando-se do conceito da Organização Mundial de Saúde. Para 10% significa “ausência de doenças”, visão difundida no juízo comum. Para 3,33%, saúde é “Direito de todos e dever do Estado”, concepção da saúde como valor coletivo. Saúde Pública é percebida por 26,92% como “forma que o Estado garante à saúde de todos” e para 15,38% são “ações de graça, todos podem utilizar”. Tem-se a compreensão do acesso universal, porém limitação no entendimento da gratuidade. Com 20% e 42,30%, respectivamente os termos saúde e saúde pública não foram explicados.


Conclusões/Considerações
Os resultados das análises desenvolvidas neste estudo considera que a apropriação do conhecimento acerca do termo saúde e saúde pública qualifica o sujeito para participar das instâncias responsáveis pelo controle social das políticas públicas caracterizadas como meios de consumo coletivo e, por conseguinte confere a possibilidade de enfrentamento da questão social na direção de adoção de novas práticas para um novo modelo de atenção á saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360