27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6a - Comunicação como estratégia (experiências) |
24398 - COMEÇAR DE NOVO – JORNAL DA COMUNIDADE DO HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON/SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE/RS. MARTA CONTE - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON, PAULO CORRÊA - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON, ELSA ROSO - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON, JARBAS FIGUEIRA OSÓRIO - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON, ROSANA MAFFACCIOLLI - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON, THAÍS BOTELHO DA SILVA - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON, ELISANE COUTINHO DA SILVA - HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON
Período de Realização Dezembro de 2017 à Fevereiro de 2018
Objeto da Experiência Criação de um Jornal produzido pelos usuários e que serve de canal de comunicação entre usuários, familiares e profissionais.
Objetivos Abordar demandas dos usuários para o tratamento da tuberculose e reinserção social;
Divulgar ações e compartilhar a análise de facilitadores e obstáculos no tratamento;
Mobilizar estratégias de cuidado e condições de cidadania entre usuários, familiares e profissionais.
Metodologia A ideia de um jornal surgiu de um usuário que já trabalhava como editor de revistas, sendo a proposta discutida em reunião do Plano Terapêutico Institucional (PTI). Foi constituída uma comissão editorial com participação de usuários e profissionais. As colunas foram organizadas para contemplar o universo de situações do HSP a partir de entrevistas com usuários, profissionais, familiares e estagiários. Foram discutidos o lançamento e formas de distribuição do jornal nas atividades do Hospital.
Resultados Este canal de comunicação teve um caráter motivacional, tendo alcançado em sua primeira edição o reconhecimento nos usuários de suas demandas para a cura da tuberculose e reinserção social. O jornal colaborou para a autogestão do trabalho e do cuidado, bem como para a participação social. Alternativas de geração de renda e a aproximação dos profissionais produziram-se neste trabalho. O destaque dos aspectos sociais do adoecimento ampliou o escopo de ações terapêuticas e de cidadania.
Análise Crítica O jornal abriu espaço para depoimentos dos usuários facilitando a tomada de posição e a análise de facilitadores e obstáculos no processo de tratamento. Permitiu o acesso a um conjunto de ações de Cultura, Cidadania, Trabalho/Renda, Criatividade & Saúde, que ao estarem estampadas no jornal, estimulam maior engajamento e contribuem para ressignificar a visão de saúde e da tuberculose.
Conclusões e/ou Recomendações Um veículo de comunicação no HSP tem colaborado com a divulgação das ações dos vários setores, com a reunião de colaboradores e voluntários dentro e fora do Hospital, bem como se apresenta como mais uma atividade terapêutica e de atenção psicossocial no Plano Terapêutico Institucional. Serviu como espaço de reconhecimento das trajetórias de vida dos usuários e profissionais e tem qualificado parcerias e recursos da instituição para a continuidade do Jornal.
|