27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6a - Comunicação como estratégia (experiências) |
23906 - CURSO DE EXTENSÃO ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE ÁDRIA JANE ALBARADO - UNB, DAIS GONÇALVES ROCHA - UNB
Período de Realização O curso foi realizado no período de junho a outubro de 2017.
Objeto da Experiência Formação interprofissional em comunicação em saúde de estudantes vinculados ao PET GraduaSUS/UnB.
Objetivos Contribuir para o aperfeiçoamento de habilidades e competências comunicacionais dos participantes, publicizar ações de integração ensino-serviço-comunidade e sensibilizar sobre a importância do “advocacy” comunicacional para a promoção da saúde e tradução do conhecimento.
Metodologia A proposta pedagógica do curso foi de natureza teórico-prática, com abordagem participativa, a partir da vivência de estudantes vinculados ao PETGraduaSUS, no contexto da realidade dos serviços. Com dez encontros presenciais de 2h cada e atividades EaD com imersão de até 2h, totalizando 40h. Buscou-se trabalhar dimensões cognitivas, afetivas e simbólicas, com apoio de conceitos e práticas de comunicação em saúde. Mediante avaliação formativa, as lacunas e aprendizagens foram apreendidas.
Resultados Os estudantes produziram pautas, releases e postagens de mídias sociais e o informativo mensal referentes às ações de integração ensino-serviço-comunidade. Houve aumento de seguidores e do alcance das publicações realizadas na página do Facebook do projeto. Contribuiu para a prestação de contas e monitoramento das atividades do PET. Possibilitou-se que os participantes se apropriassem de conceitos, técnicas e estratégias de comunicação para tradução do conhecimento e promoção da saúde.
Análise Crítica A lógica tecnicista e padronizada da comunicação e a dificuldade de encontrar horários comuns de diante da excessiva carga horária dos estudantes dos seis diferentes cursos foram dificultadores para o desenvolvimento do curso. Foi desafiador ampliar o entendimento sobre integralidade em saúde e trabalho interprofissional e interdisciplinar. Estes foram superados a partir da aplicabilidade das atividades propostas - com uso de linguagem acessível e mídias alternativas - e avaliação formativa.
Conclusões e/ou Recomendações Constituiu a primeira oportunidade de imersão na comunicação pelos estudantes participantes. As discussões evidenciaram lacunas da formação na área da comunicação em saúde. Os resultados do curso de extensão convergem com as recomendações do Conselho Nacional de Saúde (2017) para a área, na revisão das DCNs em implementação no Brasil. Destaca-se a relevância da oferta de ações desta natureza ao longo de toda a formação profissional.
|