27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6a - Comunicação como estratégia (experiências) |
23776 - SAÚDE VAI A ESCOLA: DIÁLOGO COM ESCOLARES SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DE UMA WEB RÁDIO LEIDY DAYANE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, KARLLA DA CONCEIÇÃO BEZERRA BRITO VERAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ARETHA FEITOSA DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, GISLANY RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Período de Realização A experiência foi realizada no dia 14 de junho 2017, no município de São Benedito-Ceará.
Objeto da Experiência Tecnologia de comunicação em saúde Web Rádio, dispositivo de diálogo entre enfermeira e escolares sobre contracepção e gravidez na adolescência.
Objetivos Descrever a experiência de uma enfermeira nas ações junto escolares sobre “Métodos Contraceptivos e Gravidez na Adolescência” através da Web Rádio.
Identificar o conhecimento prévio dos alunos por meio das perguntas nas sessões dialógicas sobre a temática realizadas via Web Rádio.
Metodologia Relato de experiência com a participação de 15 estudantes do nono ano, em um programa do projeto de extensão “Em Sintonia com a Saúde (S@S) através da Web Rádio AJIR”. A vivência ocorreu em uma escola municipal de São Benedito/CE, transmitida pela Web Rádio, das 16h às 17h ao vivo, diretamente da capital cearense de Fortaleza. O programa foi mediado na escola por uma enfermeira da Estratégia Saúde da Família. A experiência foi descrita em diário de campo e analisa pela literatura científica.
Resultados As atividades iniciaram com uma pergunta âncora, na qual foi realizada pelo facilitador do programa: Qual o nome do método contraceptivo de borracha que previne a gravidez e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s)?
Os escolares também realizaram perguntas: Uma adolescente fazendo o uso de anticoncepcional pode engravidar? A camisinha pode sair durante a relação sexual? Gravidez na adolescência é de risco? O aborto espontâneo é comum entre os adolescentes? O contraceptivo adesivo funciona?
Análise Crítica Durante o programa foi utilizado uma técnica diferente das metodologias tradicionais, onde os escolares ficaram entusiasmados para participarem das discussões. Assim a partir das perguntas elaboradas pelos participantes, foi possível perceber que existiam muitas dúvidas acerca da temática gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e aborto.
Os estudantes apresentaram insegurança e receio nos comentários e perguntas durante o programa, principalmente em relação à atividade sexual desprotegida.
Conclusões e/ou Recomendações Espera-se que com a transmissão do programa os escolares tenham uma melhor percepção sobre iniciação sexual, suas responsabilidades e consequências de uma gravidez indesejada.
Assim conclui-se que o “Programa em Sintonia com a Saúde” transmitido através da Web Rádio AJIR se consolida como um instrumento de comunicação em saúde para escolares, sendo um avanço tecnológico que está cada vez mais conquistando os ambientes escolares.
|