27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6a - Comunicação como estratégia (experiências) |
22837 - LIVRO RIO EM CURSO: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PRESF) PARA O SUS MARINA ROTENBERG SARAIVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, RAFAEL CAVADAS TAVARES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, IGOR AZEREDO CRUZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, NINA LUCIA PRATES NIELEBOCK DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Período de Realização O livro foi produzido durante o ano de 2017.
Objeto da Experiência Livro produzido a partir de relatos das experiências vividas pelos alunos ao longo do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família - PRESF.
Objetivos Revelar de forma lúdica oportunidades de registrar o processo de formação do PRESF e evidenciar o cotidiano e desafios da enfermagem; valorizar o trabalho da atenção primária; estimular o olhar integral para o indivíduo, a escuta qualificada, a equidade e a noção de saúde para além de doença.
Metodologia Os residentes escreveram, como parte do trabalho de conclusão de curso, uma crônica sobre um atendimento ou um caso que marcou sua história na residência. Cerca de 45 crônicas foram reunidas e editadas, formando um livro que, a partir do conceito do filósofo Heráclito de que um homem nunca é o mesmo depois que mergulha em um rio, mostra a transformação do SUS e de cada um dos enfermeiros depois de passar pela residência. O imaginário de rio permeia toda a produção.
Resultados O livro criou a oportunidade de reunir profissionais de saúde, membros das universidades parceiras, residentes e outros interessados para dois eventos de lançamento, além de encontros internacionais. O livro se tornou um dispositivo de educação permanente para trabalhar as temáticas nas equipes de saúde da família e na turma seguinte do Programa de Residência.
Análise Crítica A SMS-Rio mantêm diferentes frentes de trabalho, projetos e programas especiais, que acumulam experiências relevantes e produzem conhecimento muitas vezes restritos à área técnica ou àqueles que participam diretamente de sua construção. Por acreditar que a comunicação em saúde tem o potencial de ampliar as oportunidades de compartilhar tais conhecimentos, optamos por um novo formato que dialogue com diferentes públicos.
Conclusões e/ou Recomendações No melhor de nossas observações, a partir de nossas experiências, acreditamos que investir na produção de publicações como esta cria-se a oportunidade de trabalhar temas caros à Atenção Primária de uma forma lúdica e versátil, visando a sensibilização e compreensão dos profissionais sobre a complexidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em um processo de educação não formal.
|