Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC6a - Comunicação como estratégia (experiências)

22672 - SALA DE ESPERA – HIV/AIDS E TESTES RÁPIDOS NA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA
GENEZIO CANDIDO DO NASCIMENTO NETO - SECRETARIA MUNICIPAL DE UBERABA-MG, MAGALI DE FÁTIMA OLIVEIRA COELHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE UBERABA-MG


Período de Realização
23 de novembro a 14 de dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Usuários da Unidade Básica de Saúde Valdemar Hial Junior do município de Uberaba-MG.


Objetivos
Identificar significados individuais e coletivos do imaginário do usuário presente em sala de espera de uma unidade básica de saúde.



Metodologia
Deu-se em três momentos – a dinâmica de sensibilização e participação dos usuários; a exposição do Programa “Fique Sabendo” e a avaliação da atividade. Para a dinâmica, a proposta foi o ‘Mural Humano’ com significados resgatados dos usuários. O segundo momento foi uma roda de conversa sobre o Programa “Fique Sabendo e panfletos informativos. Por fim, realizou-se avaliação com uso de uma enquete com as perguntas: “Você gostou da Atividade? Sim ou Não? Se não, o que pode melhorar?”


Resultados
Mostrou-se com boa participação dos usuários da sala de espera com perguntas pertinentes e dúvidas como “o que é AIDS?”, por exemplo. Despertou o interesse pela temática e ainda houve o incremento do aumento da procura dos testes rápidos na unidade de saúde. Houve a multiplicação das informações e conteúdo da sala da espera na família e comunidade. Na avaliação, os usuários assinalaram que gostaram da atividade e não apontaram pontos negativos que desabonassem a intervenção.


Análise Crítica
A sala de espera é um espaço de interlocução e de encontro de realidades. Nesse sentido, há uma necessidade do incremento de ações em educação em saúde para o público que frequenta a unidade de saúde, tornando-o protagonista nas decisões do cuidado, prevenção e qualidade de vida. Portanto, a informação aliada com uso de metodologias ativas apresentam-se eficazes para a sensibilização da pessoa no cuidado à saúde


Conclusões e/ou Recomendações
Evidenciou-se a força dos estigmas que as infecções alvo do Programa “Fique Sabendo” ainda exercem sobre a população. Sentimentos como “medo”, “pavor” e “morte” foram recorrentes na realização da atividade. Desse modo, as ações que contemplem a pessoa, a família e a comunidade no que tange as infecções sexualmente transmissíveis são imprescindíveis nos diferentes pontos de atenção à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360