27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6a - Comunicação como estratégia (experiências) |
21630 - PROGRAMA DE RÁDIO MUITO MAIS SAÚDE – UMA FERRAMENTA PARA FORTALECER A COMUNICAÇÃO, CIDADANIA E SAÚDE ELOISA HELENA DE LIMA - UFOP, ALBA LARISSA DOS SANTOS ESPERIDIÃO - UFOP, ANA BEATRIZ CASTELLO BRANCO FIUME PIRES - UFOP, GLÁUCIO ANTÔNIO SANTOS - UFOP, MARIA RITA ALVES BARBOSA DE PAIVA - UFOP, NICOLE CRÍSCIA NAVES DA SILVA - UFOP
Período de Realização Junho de 2017 a Janeiro de 2018
Objeto da Experiência Elaboração de programas de rádio em formato de podcasts abordando a temática da participação social, cidadania e saúde através de projeto de extensão.
Objetivos Promover ações educativas em saúde visando o fortalecimento da participação social, a promoção da saúde e à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis (DANTs), utilizando a Rádio UFOP Educativa como veículo de comunicação principal.
Metodologia Foram selecionados os eixos temáticos: SUS e seu funcionamento, prevenção da violência e a redução da morbimortalidade devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Seguiu-se a revisão de literatura para elaboração dos textos, posteriormente encaminhados à Rádio UFOP para adequação de linguagem. Reavaliados e finalizados pela equipe do projeto de extensão e colaboradores, foi iniciado o processo de gravação e edição do material produzido para sua posterior veiculação nos canais de comunicação do projeto.
Resultados Foram produzidos 21 programas de rádio abordando o fortalecimento do SUS e as temáticas da prevenção da violência contra a mulher e do uso indevido de álcool e outras drogas. Além disso, foi criado um canal de comunicação via email com os ouvintes, bem como a inserção dos programas nas redes sociais Youtube e Facebook de modo a facilitar a participação do público no processo de implementação e monitoramento do projeto.
Análise Crítica A veiculação dos podcasts respeita os critérios da Rádio UFOP, preservando a regularidade e frequência das inserções de modo a favorecer o vínculo com os ouvintes e a estabelecer canais de feedback para a participação da população nos programas. As ações de educação em saúde têm o potencial de popularizar o conhecimento produzido na Academia e promover mudanças na postura da população sobre seus próprios costumes, convertendo-os em escolhas que confluam para melhor qualidade de vida.
Conclusões e/ou Recomendações O conceito mais contemporâneo de promoção da saúde entende o papel social na determinação do processo saúde-doença e compreende a equidade como objetivo a ser atingido. Buscou-se, então, o fortalecimento e a capacitação individual e coletiva a fim de proporcionar às pessoas e à comunidade alcançada pela Rádio UFOP e demais canais de comunicação do projeto o subsídio necessário para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre ela.
|