28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO6e - Comunicação, saúde e sociedade |
28066 - É RIO OU VALÃO? PAULO CASTILGIONI LARA - FIOCRUZ, ADRIANA SOTERO MARTINS - FIOCRUZ, ERNESTO GOMES IMBROISI - FIOCRUZ, REJANY FERREIRA DOS SANTOS - FIOCRUZ, MARIA JOSÉ SALLES - FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI SILVEIRA - FIOCRUZ
Período de Realização Projeto iniciado em maio de 2016 e finalizado em abril de 2017
Objeto da Experiência Vídeo didático para ensino médio e instrumento de comunicação popular, abordando o ciclo da água no meio urbano e desenvolvimento de tecnologias sociais.
Objetivos Envolver alunos e professores da rede pública, vinculando ações culturais e ambientais na região da Sub Bacia do Canal do Cunha, em abordagem interdisciplinar e narrativa audiovisual mobilizadora, fortalecendo a comunicação, ações educacionais em saúde e movimentos sociais.
Metodologia Realização de oficinas e trabalho de campo com moradores, estudantes e a equipe do projeto (ambientalistas da ong. Verdejar, pesquisadores, professores e técnicos de audiovisual da Fiocruz e do Coletivo Pega Visão), abordando temas transversais à saúde, usos da água e tecnologias socioambientais. Elaboração coletiva de roteiro, gravação e edição do vídeo, com participação do grupo de alunos e toda a equipe do projeto.
Resultados O vídeo didático "É rio ou valão" (27 min.) está acessível na internet, nas páginas da Agência Nacional de Águas/CAPES, no Observatório da Sub Bacia do Canal do Cunha e na VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que distribui DVDs gratuitamente na rede pública de ensino e movimentos sociais, participando também de exibições em eventos, debates, congressos e festivais audiovisuais, seguindo estratégia de comunicação, educação e saúde.
Análise Crítica Os resultados do trabalho foram exitosos, tanto em relação à auto estima dos estudantes que participaram do projeto, quanto à circulação do vídeo em escolas e em outros circuitos sociais, gerando excelentes debates, levantando críticas e questionamentos políticos mobilizadores em diversos ambientes. Diversas propostas de uso do vídeo em universidades e entidades de ensino e mobilização popular tem sido recebidas, e a equipe estuda a viabilidade de novos projetos envolvendo a comunicação audiovisual.
Conclusões e/ou Recomendações O meio audiovisual tem sido amplamente utilizado em estratégias e ações de comunicação e saúde, visando formas horizontais e dialógicas de abordagem, que valorizam o saber popular e a interlocução com propostas científicas inovadoras e engajadas em perspectivas críticas, onde a produção e circulação de conhecimentos não podem servir como elemento concentrador de recursos econômicos e poder político, o Estado deve servir ao bem público.
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