27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO6c - A comunicação e o SUS (pesquisas) |
22720 - O SUS É UMA PIADA WILSON MARQUES VIEIRA JUNIOR - ANS
Apresentação/Introdução A piada é uma forma de comunicação caracterizada pela presença do humor irônico ou crítico e se utiliza de discursos produzidos socialmente, como uma recriação da realidade. Para Possenti (1998) as piadas são um corpus de pesquisa discursivamente rico pois mobilizam discursos controversos, operam com estereótipos, veiculam preconceitos, e discursos profundamente arraigados à sociedade.
Objetivos De que forma o SUS é retratado nas piadas ?
Os objetivos da pesquisa são:
1) Demonstrar como a visão estereotipada da saúde pública é representada nos cartuns
2) Discutir de que forma esse estereótipo age para perpetuar-se como imagem negativa do SUS
Metodologia Trata-se de pesquisa descritiva que utiliza a análise do discurso para compreensão da forma estereotipada como a saúde pública é retratada nos cartuns.
Foram selecionadas, da internet, piadas sob a forma de cartuns, do tema “saúde”, com referências ao SUS e/ou à saúde pública e referentes ao atendimento de saúde particular.
Cartuns são peças de humor gráfico, que combinam verbal (palavra) com não verbal (imagem), utilizando ironia e crítica. Para compreensão dos discursos inseridos nos cartuns exige-se um entendimento contemporâneo referente à relação discursiva entre interlocutores, com a percepção das estratégias utilizadas pelos atores sociais do cartum. Uma das possibilidades é a Análise do Discurso.
Resultados Os cartuns representam a visão estereotipada da “saúde pública” versus “saúde privada”, sendo a primeira retratada como ineficiente e precária e a segunda como eficiente, porém financeiramente restritiva. Alguns cartuns fazem uso da imagem do SUS como provedor de um atendimento precário e cujo acesso somente se dá após enfrentar enormes filas. A perspectiva de usar o SUS é angustiante pela expectativa negativa que carrega.
Os poucos cartuns sobre a saúde privada tem o estereótipo da eficiência dos serviços privados em contraponto com os serviços públicos. Uma vez solucionada a capacidade de pagamento do paciente, este terá acesso a serviços mais eficientes e tecnologias mais resolutivas.
Conclusões/Considerações A dicotomia entre o serviço público = RUIM e o serviço privado = BOM, no caso do setor de saúde, é alimentada pela forma como o SUS é retratado nas piadas. O viés ideológico que perpassa traz o setor público sob um ângulo negativo, de ineficiência, desperdício e corrupção em contraponto à imaginada agilidade e eficiência do setor privado. O tom recorrente de fracasso da saúde pública fragiliza o SUS diante das disputas sociais e ideológicas.
|