Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO6b - Comunicação na formação, gestão e trabalho em saúde

26442 - UMA PLATAFORMA TECNOLÓGICA E POLIFÔNICA DE PARTICIPAÇÃO - O ACESSO À COMUNICAÇÃO E À INFORMAÇÃO COMO DIREITO DE SAÚDE E CIDADANIA
NADJA MARIA SOUZA ARAÚJO - FIOCRUZ/ICICT/PPGICS


Período de Realização
O projeto Multicanal de Comunicação foi desenvolvido entre setembro de 2015 e maio de 2017.


Objeto da Experiência
Plataforma de Comunicação para a Participação Social no SUS.


Objetivos
Estabelecer um canal direto de comunicação entre o cidadão e o SUS;
Ofertar informações confiáveis;
Atender os preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI);
Compartilhar organizadamente a riqueza de informações do Ministério da Saúde;
Dar mais poder de fala ao usuário;
Facilitar o acesso aos serviços de saúde



Metodologia
O trabalho no Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa desenvolveu-se assim:
- levantamento da oferta de informação e comunicação do MS;
- levantamento com as secretarias do MS as demandas emergentes na relação com o cidadão;
- análise das ofertas existentes e proposição de uma forma de organização na plataforma;
- busca de projetos similares em outros países;
- apresentação e validação da proposta final da plataforma;
- Implantação de prova de conceito.




Resultados
Os mais de 1300 portais do MS encontrados na internet foram organizados em 19 canais de serviços, informação e participação para permitir acesso rápido e amigável. Os canais foram escalonados para implantação a partir das urgências apontadas pelos gestores dentro do Ministério da Saúde e considerando a gestão local dos serviços. Por fim, foi proposto um modelo de plataforma tecnológica que garantisse ao cidadão participação mais centralizada na gestão do SUS.


Análise Crítica
A riqueza informacional existente no MS não vinha sendo útil no fortalecimento da sua relação com o usuário, e a forma pulverizada e desorganizada como essa riqueza era ofertada dificultava a interlocução entre os agentes do SUS. Organizar os serviços, a comunicação e a informação numa ferramenta acessada por diversos meios poderia fortalecer o SUS e aproximá-lo do usuário. Mas, experiência como essa requer continuidade política para sua experimentação e efetivação.


Conclusões e/ou Recomendações
As mudanças na política brasileira causaram uma ruptura no projeto antes da conclusão da prova de conceito em São Paulo com a implantação de 04 canais (ouvidoria, marcação consultas, geo-referenciamento de unidades e educação permanente).
A retomada deste ou de outro similar é vital para consolidação da comunicação e informação como direito de saúde.

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