26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO6b - Comunicação na formação, gestão e trabalho em saúde |
23910 - A COMUNICAÇÃO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DA SAÚDE ÁDRIA JANE ALBARADO - FS UNB, FERNANDO OLIVEIRA PAULINO - FAC UNB, DAIS GONÇALVES ROCHA - FS UNB, ANA VALÉRIA MACHADO MENDONÇA - FS UNB
Apresentação/Introdução Em busca de uma formação com equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, tem-se desenhado projetos políticos pedagógicos e matrizes curriculares que valorizam na mesma medida aprendizados cognitivos, práticos e atitudinais. Nesse sentido, a comunicação apresenta-se como campo transversal com potencialidades de utilização em diferentes eixos da formação superior em saúde.
Objetivos Este trabalho teve como objetivo analisar como a comunicação é abordada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da área da saúde e compreender a relevância da área na formação dos profissionais de saúde.
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória utilizando análise de conteúdo. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos 14 cursos da saúde foram coletadas no portal do Ministério da Educação. Buscou-se “comunicação” nos referidos documentos e cada trecho encontrado foi inserido num quadro comparativo, dividido por curso e identificação da utilização da comunicação nas seguintes categorias: competências e habilidades e conteúdos. Partiu-se para a análise e respectivo diálogo com a literatura pertinente buscada na base de dados SciELO com livros e periódicos publicados entre 2000 e 2017 com a utilização dos termos: comunicação, diretrizes curriculares nacionais e saúde.
Resultados Observa-se que a principal preocupação das DCNs da saúde em relação à comunicação é o domínio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a confidencialidade, seguida da compreensão das linguagens verbal e não-verbal, domínio de língua estrangeira e acessibilidade. Saber ler e escrever, exercer a liderança ou usá-la na gestão aparecem em ordem decrescente. Empatia e mediação de conflitos; difusão de conhecimentos; coordenação e implantação de sistemas e organização de eventos; e, reconhecimento de mudanças, surgem nas DCNs de 4 cursos. Como conteúdo, a comunicação é apresentada nas DCNs para contribuir com a compreensão dos determinantes sociais e a integralidade das ações de saúde
Conclusões/Considerações Habilidades e competências comunicacionais nos cursos da saúde não diferem das exigidas das demais graduações. Apenas DCNs a partir de 2010 abordam especificidades do campo da saúde. Urge promover vivências que desenvolvam habilidades e competências para além do letramento, que superem a lógica tecnicista/instrumental. Sugere-se incluir as potencialidades da comunicação na perspectiva da transformação social e “advocacy” comunicacional.
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