Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO6b - Comunicação na formação, gestão e trabalho em saúde

23910 - A COMUNICAÇÃO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DA SAÚDE
ÁDRIA JANE ALBARADO - FS UNB, FERNANDO OLIVEIRA PAULINO - FAC UNB, DAIS GONÇALVES ROCHA - FS UNB, ANA VALÉRIA MACHADO MENDONÇA - FS UNB


Apresentação/Introdução
Em busca de uma formação com equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, tem-se desenhado projetos políticos pedagógicos e matrizes curriculares que valorizam na mesma medida aprendizados cognitivos, práticos e atitudinais. Nesse sentido, a comunicação apresenta-se como campo transversal com potencialidades de utilização em diferentes eixos da formação superior em saúde.


Objetivos
Este trabalho teve como objetivo analisar como a comunicação é abordada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da área da saúde e compreender a relevância da área na formação dos profissionais de saúde.


Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória utilizando análise de conteúdo. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos 14 cursos da saúde foram coletadas no portal do Ministério da Educação. Buscou-se “comunicação” nos referidos documentos e cada trecho encontrado foi inserido num quadro comparativo, dividido por curso e identificação da utilização da comunicação nas seguintes categorias: competências e habilidades e conteúdos. Partiu-se para a análise e respectivo diálogo com a literatura pertinente buscada na base de dados SciELO com livros e periódicos publicados entre 2000 e 2017 com a utilização dos termos: comunicação, diretrizes curriculares nacionais e saúde.


Resultados
Observa-se que a principal preocupação das DCNs da saúde em relação à comunicação é o domínio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a confidencialidade, seguida da compreensão das linguagens verbal e não-verbal, domínio de língua estrangeira e acessibilidade. Saber ler e escrever, exercer a liderança ou usá-la na gestão aparecem em ordem decrescente. Empatia e mediação de conflitos; difusão de conhecimentos; coordenação e implantação de sistemas e organização de eventos; e, reconhecimento de mudanças, surgem nas DCNs de 4 cursos. Como conteúdo, a comunicação é apresentada nas DCNs para contribuir com a compreensão dos determinantes sociais e a integralidade das ações de saúde


Conclusões/Considerações
Habilidades e competências comunicacionais nos cursos da saúde não diferem das exigidas das demais graduações. Apenas DCNs a partir de 2010 abordam especificidades do campo da saúde. Urge promover vivências que desenvolvam habilidades e competências para além do letramento, que superem a lógica tecnicista/instrumental. Sugere-se incluir as potencialidades da comunicação na perspectiva da transformação social e “advocacy” comunicacional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360