Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31d - Vigilâncias em serviços de saúde e segurança do paciente 

23111 - CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA ANÁLISE POR CATEGORIA PROFISSIONAL
LILIAN LOUZADA MACEDO - UEL, EDMARLON GIROTTO - UEL, JOÃO FELIPE MARQUES DA SILVA - UEL


Apresentação/Introdução
A segurança do paciente tem como objetivo a redução do risco de ocorrerem danos ao paciente associados à assistência à saúde. Em relação à atenção primária, achados mostram que os erros mais frequentes estão associados à medicação e diagnóstico. Assim, identifica-se a importância de estudos que retratem as percepções dos profissionais quanto à segurança do paciente na atenção básica.


Objetivos
Determinar a cultura de segurança do paciente segundo categoria profissional da atenção primária à saúde.


Metodologia
Foi realizado estudo transversal com profissionais de saúde atuantes na atenção primária de um município de grande porte do Paraná. A obtenção de informações sobre atitudes e percepções de segurança foi realizada com o uso do instrumento Medical Office Survey on Patient Safety Culture. A análise dos dados foi realizada com o programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 19.0, por meio de análise de caracterização, frequência e medidas de tendência central; e de associação, regressão de Poisson e razão de prevalência. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina.


Resultados
Foram entrevistados 550 profissionais, maioria do sexo feminino (83,5%), idade média de 42 anos. Técnicos de enfermagem apresentaram mais respostas negativas que os demais em processo de trabalho (RP 1,33; IC95% 1,07-1,64), comunicação e acompanhamento (RP 1,67; IC95% 1,26-2,22), e em serviço de atuação (RP 1,67; IC95% 1,14-2,45). Os enfermeiros referiram menos respostas negativas no processo de trabalho (RP 0,37; IC95% 0,21-0,66) e comunicação e acompanhamento (RP 0,48; IC95% 0,26-0,90). Profissionais que atuam na odontologia também apresentaram menos respostas negativas: comunicação e acompanhamento (RP 0,43; IC95% 0,22-0,84) e serviço de atuação (RP 0,31; IC95% 0,12-0,80).


Conclusões/Considerações
Em suma, percebeu-se que os enfermeiros e profissionais da odontologia relataram melhor avaliação e os técnicos de enfermagem uma pior avaliação da cultura de segurança do paciente. Sugere-se a construção de uma cultura de segurança com participação multiprofissional, de caráter não punitivo e que seja fortificadora das relações interprofissionais e com os pacientes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360