Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31j - Vigilâncias do campo da saúde e atenção primária

28612 - PERFIL DOS INDICADORES DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA RELACIONADOS À COBERTURA DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2010-2015
MARIANA DE BARROS ARAUJO - EEAAC/UFF, FELIPE GUIMARÃES TAVARES - EEAAC/UFF


Apresentação/Introdução
A implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) está associada à melhoria dos indicadores de saúde de uma população. Dentre estes, alguns demonstram relação direta com as ações desenvolvidas pela atenção básica (AB), como a taxa de mortalidade infantil, cobertura vacinal, cobertura de pré-natal, entre outros.


Objetivos
Descrever os indicadores de saúde influenciados pela AB e estimar sua relação com a cobertura da ESF (cESF) no Estado do Rio de Janeiro (RJ), de 2010 a 2015.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo ecológico, realizado a partir dos indicadores de saúde e cESF estimados para o RJ. Para tanto, foram selecionados nove indicadores acerca da estrutura, desempenho e condição de saúde relacionados à AB. Os dados utilizados estão disponíveis no DATASUS, incluindo informações populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para fins de análises, o Estado do RJ foi dividido em grupos de municípios segundo porte populacional e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e descritas para dois triênios (2010/12 e 2013/15). Foram utilizados os softwares Microsoft Excel e IBM SSPS 2.0 para análise e tabulação dos dados.


Resultados
Dentre os 92 municípios do RJ estudados, 30,4% são de médio porte com IDH elevado. A cESF aumentou cerca de 10% para todo o Estado no período e foi inversamente proporcional ao tamanho dos municípios: os de grande porte apresentaram valores abaixo de 50% e os de pequeno porte acima de 90% de cobertura. A maior parte dos indicadores relacionaram-se positivamente com a cESF em ambos os triênios, destacando-se o aumento da cobertura vacinal de DTP, aumento percentual de nascidos vivos com 7 ou mais consultas no pré-natal e redução da Taxa de Mortalidade Infantil (TMI). Por outro lado, o percentual de parto cesáreo elevou-se entre os triênios, principalmente nos municípios com maior cESF.


Conclusões/Considerações
Verifica-se uma melhoria nos indicadores de saúde da população em termos de estrutura, desempenho e condições de saúde relacionadas à AB, associados com o aumento da cESF. Apesar de apresentar algumas relações inversas ao esperado, a implantação da ESF têm-se sido uma importante intervenção da Política Nacional de Atenção Básica para a saúde pública no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360