29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31j - Vigilâncias do campo da saúde e atenção primária |
26886 - INTEGRAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO BÁSICA PARA REDUÇÃO DE FOCOS DO AEDES AEGYPTI AMANDA CAROLINE DA SILVA FARIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO, BRUNA ANIELE COTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO, GUSTAVO AMOURY ASSUNÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO, IRON PEREIRA DE SOUSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO, SUZANA COSTA NEGRAES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO, VANDO PEREIRA PRADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO
Período de Realização A ação foi realizada entre os dias 09 de janeiro e 02 de fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Ações de educação em saúde, por meio de visitas domiciliares, para redução da epidemia tríplice de dengue, zika e chikungunya.
Objetivos A ação teve como objetivos realizar integração entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), desenvolver educação em saúde com a população por meio da visita domiciliar e reduzir o número de focos do mosquito Aedes aegypti no município de Aparecida de Goiânia/GO.
Metodologia Para a realização da ação o município foi dividido em cinco áreas ou regiões. Cada área possuía um supervisor de área, responsável pelo mapeamento e montagem das equipes de trabalho; cada supervisor tinha à sua disposição supervisores de turma, responsáveis por auxiliar os agentes em campo no que diz respeito à distribuição de quadras e logística de materiais. Cada agente participante realizava visita em 50 imóveis diariamente. Ao final do dia os mapas eram consolidados e lançados no sistema.
Resultados Participaram da ação 350 agentes, entre ACS e ACE, que visitaram 207.839 imóveis no período da ação, nos quais 1.467 continham foco do mosquito; 49.311 estavam fechados, que serão revisitados em outro momento; 169 visitas recusadas e; 123 visitas recuperadas. Além disso, foram coletadas 47.000 carcaças de pneus e o Índice de Infestação foi de 0,93% (<1%), conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Análise Crítica A realização da ação teve como maior desafio a integração entre ACS e ACE, já que o município possui uma população maior de 500.000 habitantes e limitações quanto ao número insuficiente desses profissionais, dificultando o trabalho isolado.
Conclusões e/ou Recomendações No período da ação foram visitados cerca de 80% dos imóveis com a integração de ACS e ACE, indicada pela nova versão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), um processo inicial para a consolidação desse modelo na rotina de trabalho, visando fortalecer a promoção da saúde e prevenção de doenças na população, principalmente dengue, dengue, zika e chikungunya.
|