29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31j - Vigilâncias do campo da saúde e atenção primária |
26841 - APLICAÇÃO DE MATRIZ SWOT PARA AVALIAR AÇÕES DE VIGILÂNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DE BETIM, MINAS GERAIS, BRASIL, 2017. CRISTIANE CAMPOS MONTEIRO - SMS-BETIM, WANESKA ALEXANDRA ALVES - UFJF-GV
Período de Realização O estudo foi realizado no município de Betim, Minas Gerais, entre dezembro e janeiro de 2017.
Objeto da Experiência Aplicação da matriz SWOT/FOFA em três unidades de saúde (US) para conhecer o processo de vigilância epidemiológica (VE) da unidade.
Objetivos Analisar o ciclo de vigilância epidemiológica utilizando a Matriz SWOT/FOFA (Forças “Strengths”, Fraquezas “Weaknesses”, Oportunidades “Opportunities” e Ameaças “Threats”); propor estratégias de melhoria.
Metodologia No Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – Nível Fundamental foi orientado a aplicação de um questionário padronizado pelo Ministério da Saúde a profissionais de três unidades de saúde para conhecer o que facilita/dificulta o ciclo de vigilância. Os critérios de inclusão da US foram: menor número de registro de doenças compulsórias; ou maior número de semanas epidemiológicas negativas. Todas as respostas foram avaliadas através da matriz SWOT.
Resultados Fraquezas: processo de trabalho inadequado, desconhecimento dos fluxos, não comprometimento de alguns profissionais, equipes incompletas. Pontos fortes: profissionais comprometidos/capacitados. Ameaças: insegurança e violência, falta de transporte para busca ativa e encaminhamento de amostras, mudança na progressão salarial vinculada à educação em saúde. Oportunidade: informatização das unidades, treinamentos programados e fortalecimento da Referência Local de Vigilância em Saúde (REVISA).
Análise Crítica Qualificar os profissionais de saúde em novas técnicas de avaliação dos serviços de saúde é fundamental para a qualidade do SUS. Na matriz SWOT os pontos fortes e fracos das três US pilotos foram semelhantes, assim como as oportunidades e ameaças. No entanto, as fraquezas e ameaças estão relacionadas ao processo de gestão que refletem na capacidade laboral do profissional e no entusiasmo em dedicar-se ao serviço e ao SUS.
Conclusões e/ou Recomendações O Treinamento oportunizou o aprendizado de uma nova técnica para avaliação em vigilância epidemiológica. Identificou-se profissionais capacitados e comprometidos nas US estudas. Recomenda-se ampliação do uso do método para outras US em Betim. É importante a aplicação dos questionários nas outras 35 unidades básicas de saúde e de urgência para adotar estratégias específicas de melhoria do ciclo de VE no município.
|