Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31g - Vigilância epidemiologica de surtos e agravos

28736 - SISTEMA DE VIGILÂNCIA DA HEPATITE C NO MARANHÃO: UMA AVALIAÇÃO NORMATIVA.
ADNA GESARONE CARVALHO FERREIRA PINTO - FIOCRUZ, SONIA DUARTE DE AZEVEDO BITTENCOURT - FIOCRUZ, HELIA KAWA - UFF


Apresentação/Introdução
A hepatite C constitui-se em um relevante problema de saúde pública dada sua magnitude e evolução crônica. É considerada a principal responsável pela insuficiência hepática, cirrose e câncer no fígado. Para a orientação efetiva das atividades de controle da doença, é essencial a avaliação do sistema de vigilância epidemiológica nos diferentes níveis de atenção.


Objetivos
Avaliar o sistema de vigilância da hepatite C no Estado do Maranhão entre 2012 e 2014.


Metodologia
Avaliação normativa na qual empregou-se a metodologia do Update Guidelines Centers do Disease Control and Prevention (CDC). Foram utilizados dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e dados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do Maranhão. Foram avaliados os seguintes atributos: duplicidade de dados, completitude (campo referente ao dado “genótipo para HCV, Valor Preditivo Positivo (VPP), sensibilidade. Os resultados foram comparados com parâmetros estabelecidos Ministério da Saúde conforme pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN).


Resultados
Observou-se: Duplicidade de 7,5% (Parâmetro SINAN estabelecendo como aceitável: até 5%); Completitude dado referente à “genótipo para HCV” de 63,5% ( Parâmetro SINAN de baixa completitude : < 70%) ,VPP 47% (parâmetro SINAN: 100%), e Sensibilidade de 28% ( Parâmetro SINAN : >90%)


Conclusões/Considerações
Os resultados evidenciaram duplicidade elevada, completitude, VPP e sensibilidade baixos o que pode sinalizar dificuldade na compreensão do critério de definição de caso e necessidade de fortalecimento do uso de sistemas de informação como o GAL e SINAN bem como de capacitações adequadas para profissionais no âmbito da vigilância, condições estratégicas na construção e desenvolvimento das redes de atenção à saúde frente o desafio da Hepatite C.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360