Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31g - Vigilância epidemiologica de surtos e agravos

25969 - ESTRATÉGIAS PARA FORTALECIMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO-BA
ANA GEISE SANTOS ANDRADE - SECRETARIA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO BAHIA, LARISSA ALTOE SANTANA CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO


Período de Realização
Foi iniciada a experiência no ano de 2016, onde se faz uso das mesmas até o ano presente.


Objeto da Experiência
Identificação de casos, descoberta dos mecanismos patológicos, a investigação das condições de trabalho, medidas de promoção a saúde e para o tratamento do agravo.


Objetivos
Analisar os problemas de saúde relacionados ao trabalho,integração entre Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica, na identificação e notificação de casos. A investigação de óbitos, notificação de acidente relacionado ao trabalho, Vigilância de ambientes e processos de trabalho.


Metodologia
Realizamos à implantação da Ficha de investigação de óbito relacionado ao trabalho, que tem como objetivo avaliar os óbitos de acordo com a causa morte. Utilizamos Etiquetas sinalizando Acidente de Trabalho, com o objetivo de intensificar as notificações nas Unidades de Saúde e Rede de Urgência. Outra estratégia realizada foi a de inspeção de Vigilância de ambientes e processos de trabalho, com objetivo de identificar, avaliar e intervir nos riscos à saúde dos trabalhadores.


Resultados
A experiência favoreceu para o aumento do número das notificações de acidente de trabalho que antes eram sub notificados. Em relação ao registro de óbitos investigados, relacionados ao trabalho no ano de 2016, 15 casos foram investigados e no ano de 2017 08 casos, entretanto nenhuns dos casos tiveram associação ao trabalho. Na inspeção de processos de Trabalho, realizamos mapeamento de risco e adoção de medidas de prevenção a acidentes.


Análise Crítica
O grande desafio foi aumentar a sensibilização dos profissionais notificantes. Intensificar ao uso da etiqueta sinalizadora de possível acidente de trabalho e a ficha de investigação de óbito relacionado ao trabalho pelas Unidades de Saúde da Família;
Diminuir a sub notificação do número de acidentes de trabalho, podendo assim serem registrados no sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN); E por fim obter uma melhoria da assistência de ambientes e processos de trabalho aos trabalhadores.



Conclusões e/ou Recomendações
Finaliza-se este trabalho evidenciando as estratégias inseridas no município através de parcerias, inovações, percepções, após a criação de ficha, etiqueta e inspeção, onde precisamente a atuação da gerência de Doenças e Agravos não transmissíveis e saúde do Trabalhador, objetivou alcançar resultados positivos mediante estratégias que priorizaram a qualidade de vida do trabalhador do Município de Porto Seguro.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360