Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31g - Vigilância epidemiologica de surtos e agravos

23576 - OS CASOS DE EPIZOOTIAS EM PRIMATAS NÃO HUMANOS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI NO ANO DE 2017.
JULIANA - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI, CYNTHIA BRAZ MACHADO - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI, ANA LÚCIA FONTES EPPINGHAUS - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITEROI


Apresentação/Introdução
No período de 2016 e 2017 foi registrado no Brasil um dos eventos mais expressivos relacionados à Febre Amarela. O vírus dispersou para a região de mata atlântica que abriga uma ampla diversidade de Primatas não Humanos (PNH) e de vetores, atingindo principalmente os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.


Objetivos
O trabalho tem como objetivo descrever o padrão epidemiológico dos casos investigados de epizootias em primatas não humanos no município de Niterói- RJ no ano de 2017.


Metodologia
Para a coleta de dados foi utilizada a ferramenta Tabwin do Sistema de Informação de Agravos de notificação (SINAN) através das notificações de Epizootias em PNH e planilhas do Excel feitas através das notificações de epizootias recebidas. As variáveis coletadas para análise foram: bairro, mês de notificação, coleta de amostra e resultados laboratoriais.


Resultados
No período de 2017 foram notificados 105 casos de epizootias em PNH no município de Niterói, sendo o maior número de casos nos meses de abril e maio. Os bairros com maior número de notificações foram os bairros de Itaipu e Fonseca. Todos os primatas notificados eram do gênero Callithrix. Foram enviados 75 cadáveres dos PNH ao laboratório de referência do estado para realização de exames de raiva e febre amarela. Destes, foram identificados dois casos de Febre Amarela em PNH no ano de 2017, nos bairros do Fonseca e em Piratininga, todos identificados pelo exame de RT-PCR. Após a identificação do exame positivo, é realizado o bloqueio vacinal e campanhas de prevenção para a população.


Conclusões/Considerações
Todos os casos notificados de PNH devem ser acompanhados e monitorados para a identificação oportuna dos resultados de exames. Através da identificação precoce dos casos de Febre Amarela ainda no ciclo enzoótico é possível desencadear medidas de prevenção e controle, subsidiando tomada de decisão para a redução da morbimortalidade da doença na população humana.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360