Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31c - Vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis

28964 - INVESTIGAÇÃO DE CASOS DE SÍFILIS EM UM DISTRITO SANITÁRIO DO RECIFE: REFLEXÕES DE RESIDENTES EM SAÚDE COLETIVA
JOSÉ DOUGLAS TOBIAS MAGALHÃES DA SILVA - FIOCRUZ, MIKAEL LIMA BRASIL - FIOCRUZ, ROBSON DA COSTA GALVÃO - FIOCRUZ


Período de Realização
As atividades foram realizadas no período de agosto a dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Busca ativa e (re)conhecimento dos casos de sífilis congênita, em gestantes e adquirida.


Objetivos
Refletir o enfrentamento da Sífilis, a partir do olhar de residentes em Saúde Coletiva, em um Distrito Sanitário do Recife.


Metodologia
Foi desenvolvido um estudo descritivo, na perspectiva de relato de experiência a partir de visitas realizadas a 40 equipes de Saúde da Família no território de um Distrito Sanitário do município do Recife. Para tanto, optou-se por descrever as reflexões tangidas nesta escrita a partir das seguintes dimensões: 1 – ponto inicial; 2 – perguntas norteadoras; 3 – recuperação do experienciar vivido; e 4 – reflexões sobre o processo.


Resultados
1 – A necessidade dessa reflexão partiu da proposta trazida pela estratégia Sanar para o enfrentamento de doenças negligenciadas, estando a sífilis incluída nesse processo; 2 – assim, para problematizar o fenômeno, partiu-se da seguinte questões-chave: qual o papel investigativo conduzido pelo profissional sanitarista em formação na busca por casos de sífilis? 3 – Visitaram-se equipes de saúde a fim de conhecer seu processo de trabalho e o seguimento dado às buscas ativas no território.


Análise Crítica
4 – Reflexões sobre o processo: O serviço nos oportunizou como residentes compreender sobre a complexidade do enfrentamento da sífilis diante de um cenário heterogêneo, que conta com territórios social e culturalmente distintos, mas com o predomínio das populações carentes e de baixa escolaridade, onde o processo de organização e execução dos trabalhos é muito variado e deficiente em algumas equipes e profissionais de saúde, a combinação destes fatores contribui para a alta incidência de casos sífilis.


Conclusões e/ou Recomendações
Foi perceptível o sanitarista no processo de execução das politicas públicas como ator que deve intervir nas situações do cotidiano dos serviços de saúde. A residência é um poderoso instrumento para a formação de profissionais com capacidade resolutiva, tornado viável a possibilidade de estabelecer um diálogo forte entre gestão e as unidades de saúde com o objetivo principal de encontrar soluções para as fragilidades do processo de trabalho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360