Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31i - Tecnologias em saúde: estudos e análises

28388 - DISTRIBUIÇÃO E SITUAÇÃO SANITÁRIA DOS MAMÓGRAFOS DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, UMA CONTRIBUIÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
DÁRIO NUNES DOS SANTOS - PMG


Período de Realização
A experiência ocorreu em nos meses de novembro e dezembro de 2017.



Objeto da Experiência
Investigar a distribuição dos mamógrafos e sua situação sanitária perante a vigilância sanitária nos serviços de saúde do município de Guarulhos.


Objetivos
Realizar analise de distribuição a partir dos critérios e parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde;

Avaliar a situação dos mamógrafos, a partir dos marcos legais instituídos na vigilância sanitária.


Metodologia
A investigação realizada foi do tipo exploratória com análise documental, compreendendo os processos administrativos expedidos pela VISA do município.

Na pesquisa foi utilizado análise de dados secundários, que proporcionou o desenvolvimento de estudo descritivo, baseado em informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do SIVISA (Sistema de Informações da Vigilância Sanitária) e documentos emitidos pela Vigilância Sanitária da SMS de Guarulhos, nos anos de 2015/ 2017.


Resultados

Em novembro de 2017, pela investigação realizada o município de Guarulhos apresentou 25 mamógrafos, 20 estavam ativos, 05 com cancelamento de CEVS (Cadastro Estadual da vigilância Sanitária) ou apresentavam alguma informação desatualizado junto ao cadastro do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde). Dos 20 equipamentos ativos, 16 apresentavam alvará sanitário emitido nos últimos três anos, considerando os anos de 2015, 2016 e 2017.


Análise Crítica

Segundo este estudo, embora de forma não equitativa, a distribuição dos mamógrafos, especialmente dos mamógrafos SUS, não acompanhou a distribuição percentual da população segundo as regiões do município. Não havia déficit de mamógrafos em comparação ao município considerando o parâmetro nacional, porém ao considerar as regiões de saúde constatou-se desproporcionalidade em alocação de serviços e equipamentos de mamografia.



Conclusões e/ou Recomendações
A partir de pesquisa exploratória, foi desenvolvido um diagnóstico para conhecer como esta distribuído os mamógrafos e a situação do Alvara Sanitário do equipamento.

Constatou-se que nos anos de 2015 à 2017 apenas 04 equipamentos não possuíam alvará sanitário atualizado e que 16 equipamentos possuíam Alvara Sanitário deferido nos últimos três anos.

Percebeu-se também que o Programa Nacional de Qualidade dos Mamógrafos foi instituído

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360