Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31i - Tecnologias em saúde: estudos e análises

24417 - O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DOS CASOS SUSPEITOS DE FEBRE MACULOSA NO GVE VII DE SANTO ANDRÉ
ANDREA MATHIAS LOSACCO - USP / GVE VII - SANTO ANDRÉ, ANGELA MARIA MOZENA MORIWAKE - GVE VII - SANTO ANDRÉ, SIMONE CRISTINA CARAVAGGI - GVE VII - SANTO ANDRÉ


Período de Realização
O trabalho teve início em 2010. Os dados são inseridos a cada caso novo no mapa em tempo real.


Objeto da Experiência
Febre Maculosa Brasileira - FMB - na área de abrangência do Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE VII de Santo André.


Objetivos
Realizar a distribuição espacial da FMB na área de abrangência do GVE VII de Santo André para determinar os clusters de incidência da doença, e através do QR Code, poder acessar estes dados de qualquer smartphone como auxílio para início precoce do tratamento de novos casos suspeitos.


Metodologia
Foi realizada a distribuição espacial dos casos confirmados de FMB na região dos sete municípios pertencentes ao GVE VII de Santo André, utilizando a base de dados SINAN e a ferramenta online Google Maps e determinar os clusters de incidência da doença.
Foi gerado o QR Code através da ferramenta online QR Code Maker para acessar esse mapa e verificar se o deslocamento de cada novo caso suspeito coincide com os clusters de incidência da doença e determinar o tratamento precoce destes pacientes.


Resultados
No período estudado foram notificados 496 casos suspeitos de Febre Maculosa Brasileira sendo 64 casos confirmados laboratorialmente, com letalidade de 65%. Os locais prováveis de infecção estão localizados próximos às regiões de represas, a principal concentração de casos é a região do bairro Recreio da Borda do Campo em Santo André, que concentrou 27 casos (43% do total). Sendo outras áreas prioritárias de ocorrência de FMB os bairros de Alvarenga, Cooperativa (divisa de Diadema), e no Montanhão em SBC.


Análise Crítica
Para validar como positivas o uso destas tecnologias, será necessário analisar o encerramento dos novos casos suspeitos de FMB atendidos nesta região. A correlação espacial positiva entre áreas vizinhas pode decorrer do fato da FMB ter uma característica de ocorrência em áreas endêmicas, e se disseminar para as áreas mais próximas.


Conclusões e/ou Recomendações
Podemos concluir que o uso de novas tecnologias para determinar o início precoce do tratamento para os casos suspeitos de FMB, baseado no conhecimento da procedência dos pacientes atendidos na região do GVE VII de Santo André pode determinar o sucesso na evolução destes casos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360