Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31i - Tecnologias em saúde: estudos e análises

22512 - ANÁLISE DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
EMILY CAROLINE CARDOSO BATISTA - UFSJ, ALEX RIBEIRO SILVA - UFSJ, ANA CAROLINA ALMEIDA - UFSJ, EMANUELE MANATA DE FREITAS GODOY - UFSJ, TARCISIO LAERTE GONTIJO - UFSJ, VALERIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA - UFSJ, ELIETE ALBANO DE AZEVEDO GUIMARÃES - UFSJ


Apresentação/Introdução
Os eventos adversos pós-vacinação (EAPV) são situações clínicas indesejáveis, ocorridas em indivíduos que receberam algum tipo de imunobiológico. Geralmente são considerados leves, mas podem ocorrer eventos moderados e graves, levando à hospitalização e até à morte. Estes decorrem das condições dos vacinados, dos imunobiológicos e dos vacinadores quando leva-se em conta as técnicas de vacinação.


Objetivos
Analisar a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação em indivíduos vacinados nas unidades de atenção primária à saúde.


Metodologia
Estudo transversal realizado nas unidades da atenção primária à saúde de um município polo regional de Minas Gerais, em 2017. Procedeu-se a coleta de dados por meio de entrevista presencial com o vacinado na unidade de saúde e inquérito telefônico após 72 horas para identificar a ocorrência de EAPV. Foram incluídos indivíduos que receberem vacinas no momento da entrevista, excluindo-se aqueles que tiveram EAPV prévio. Procedeu-se a análise descritiva dos dados. Para a verificação de associações foi utilizado o teste Qui-quadrado.


Resultados
Foram entrevistadas 94 pessoas, sendo 51,1% do sexo masculino e de cor branca (48,9%). A maioria das vacinas foi administrada por técnico de enfermagem (95,7%) e a via de administração mais utilizada foi a intramuscular (81,9%). Identificou-se ocorrência de EAPV leves em 37,2% da amostra, e mais da metade deles ocorreu em crianças menores de 1 ano (57,4%). Os eventos mais citados foram: dor (65,1%), febre (22,2%), vermelhidão (5,7%) e endurecimento no local de aplicação (5,7%). Observou-se que o número de vacinas administradas (p=0,028) e a história prévia de convulsão (p=0,042) estiveram associados a presença de EAPV. Orientações sobre EAPV (p=0,016) é um fator de proteção quanto ao EAPV.


Conclusões/Considerações
Os eventos mais frequentes identificados nas unidades de atenção primária referem-se às reações locais e febre, sendo a maior ocorrência em crianças menores de um ano. Orientações quanto as vacinas administradas, a ocorrência de EAPV e as condutas adotadas na presença do evento devem ser implementadas no cotidiano das salas de vacinação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360