Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31f - Vigilâncias em saúde: Educação, informação e comunicação

27042 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO RN
JOSIMEIRE JOSINO DE OLIVEIRA - SESAP, CINTIA DE SOUSA HIGASHI - SESAP, LUANNA ROBERTA PAIVA DE OLIVEIRA - SESAP, ELAINE CRISTINA ALVES - SESAP


Período de Realização
De janeiro a dezembro de 2016.


Objeto da Experiência
Acidentes por animais peçonhentos ocorridos no período de janeiro a dezembro de 2016


Objetivos
Apresentar o perfil epidemiológico dos acidentes por animais peçonhentos ocorridos no Estado do RN em 2016, com o intuito de informar as peculiaridades, bem como, as ações e atividades desenvolvidas pela UF.


Metodologia
O estudo usou a abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através dos bancos de dados do SINAN NET. Foram utilizadas nessa investigação científica somente informações sobre os acidentes causados por animais peçonhentos, cujos pacientes foram atendidos e notificados pelos municípios e regionais do Estado. Os resultados foram tabelados e expressos por meio de análise estatística.


Resultados
Segundo a base de dados SINAN, no ano de 2016 foram notificados no RN o quantitativo de 5.263 de acidentes por animais peçonhentos sendo 3.830 por escorpiões, 507 por serpentes, 432 por abelhas, 196 por aranhas e 42 por lagartas. O escorpionismo representado pelo gênero Tityus stigmurus lidera o ranking de acidentes por animais peçonhentos.Dos acidentes ofídicos destaca-se o gênero Bothrops sendo responsável pelo maior número de acidentes seguido dos gêneros Crotalus e Micrurus.


Análise Crítica
O desabastecimento de imunobiológicos que assolou o Brasil em 2014 e perdurou de forma mais intensa até 2016, tornou explícita a necessidade de realização de um trabalho integrado, buscando o uso eficiente dos recursos e o aperfeiçoamento da informação dos sistemas utilizados. Com o fornecimento de soros praticamente restabelecido, percebe-se um afastamento entre as áreas técnicas, não por desconsiderarem a importância do trabalho conjunto, mas por priorizarem outras demandas.


Conclusões e/ou Recomendações
Os acidentes com escorpiões tem maior incidência na capital e área metropolitana enquanto os acidentes por serpentes na zona rural. De acordo com informações do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos, no RN houve diminuição no recebimento de soros em 58,6%, tornando-se indispensável intensificação das ações de vigilância e de educação em saúde, visando o esclarecimento à população sobre prevenção de acidentes com foco na realidade local.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360