28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31f - Vigilâncias em saúde: Educação, informação e comunicação |
22823 - EXECUÇÃO DO LEVANTAMENTO RÁPIDO DO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI (LIRAA): ACOMPANHAMENTO DE UMA EQUIPE DE AGENTES DE ENDEMIAS NO MUNICÍPIO DE MARABÁ, PARÁ RAIMUNDA ELAINE ARAUJO BARRETO - UNIFESSPA, TAIANA TRINDADE SENA - UNIFESSPA, LAYSE RODRIGUES DE SOUSA - UNIFESSPA, JULIANA DOS SANTOS DA SILVA - UNIFESSPA, CÍCERA MÁRCIA CHAVES BRAZ - VIGILÂNCIA AMBIENTAL E DE ENDEMIAS DO MUNÍCIPIO DE MARABÁ-PA, JOSE AMADEU MOREIRA - VIGILÂNCIA AMBIENTAL E DE ENDEMIAS DO MUNÍCIPIO DE MARABÁ-PA, EMANUELLE HELENA SANTOS COSSOLOSSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA, INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE E BIOLÓGICAS, SAÚDE COLETIVA., PRISCILA DA SILVA CASTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA, INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE E BIOLÓGICAS, SAÚDE COLETIVA., LETICIA DIAS LIMA JEDLICKA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA, INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE E BIOLÓGICAS, SAÚDE COLETIVA.
Período de Realização O acompanhamento ocorreu durante o último LIRAa realizado em novembro de dois mil e dezessete.
Objeto da Experiência Acadêmicos de saúde coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará acompanharam uma equipe de agentes de endemia na realização do LIRAa.
Objetivos Apresentar de forma segura e rápida os índices de infestação, identificar criadores, realizar a coleta de larvas e pupas em focos suspeitos e, à partir desses dados traçar um plano de ação para orientar e sensibilizar a população quanto a proliferação do mosquito e as doenças que o mesmo transmite.
Metodologia Utilizou-se o software LIRAa 1.2 para seleção aleatória dos imóveis vistoriados pelos agentes de endemias. Após a coleta larvária nos depósitos encontrados nas residências, as amostras são analisadas e os dados obtidos são tratados para determinação dos índices de infestação predial (IIP). Determinadas as localidades com maior IIP, são planejadas e executadas ações de educação em Saúde com a participação dos agentes, acadêmicos de Saúde Coletiva da Unifesspa, ONGs e demais voluntários.
Resultados O acompanhamento do 6◦ LIRAa 2017, no município de Marabá-PA, foi fundamental para compreensão de como é realizada a determinação dos IIP e como e porque este levantamento pode direcionar futuras ações de combate ao Aedes aegypti. Os dados obtidos neste LIRAa classificaram Marabá como médio risco e identificam áreas com maior ocorrência de focos do Aedes, o estágio larvar e os tipos de criadouros predominantes, sendo uma ferramenta poderosa para direcionar novas ações ao combate do Aedes aegypti
Análise Crítica A continuidade do LIRAa é de suma importância, pois trata-se de uma ferramenta utilizada para obtenção de dados que identificam as áreas com maior índice de infestação, além de nortear o desenvolvimento de ações de combate e prevenção. Possui também relevância na aquisição de recursos do Ministério da Saúde para manutenção das ações, sendo necessário que a secretaria Municipal de Saúde de Marabá realize o LIRAa de forma constante de acordo com os critérios recomendados pelo Ministério da Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Entende-se o LIRAa como sendo um utensílio rápido e eficaz para direcionamento e intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, pois apresenta a magnitude da infestação por tipo de criadouro, além de ser uma atividade de comunicação, mobilização e socialização dos resultados obtidos. É um importante mecanismo para obtenção de apoio às ações de enfrentamento do problema no município.
|