27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31b - Vigilância epidemiológica: Informação para ação |
26375 - CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM MULHERES RESIDENTES NO ESTADO DA PARAÍBA KENNIA SIBELLY MARQUES DE ABRANTES - UFCG, LUCIANA SENA DE SOUZA OLIVEIRA - UFCG, CÍCERA SARAIVA SOUZA - UFCG, GEOFABIO SUCUPIRA CASIMIRO - UFCG, ARIELI RODRIGUES NÓBREGA VIDERES - UFCG, KILDERY MARQUES DE ABRANTES - UFCG, VERUSA FERNANDES DUARTE - HUJB
Apresentação/Introdução O câncer do colo do útero é considerado um grave problema de saúde pública no Brasil, pois é responsável por altos índices de morbimortalidade, mesmo com a presença de estratégias de controle eficazes que incluem condutas de promoção, prevenção e diagnóstico precoce dessa patologia, sendo o terceiro tumor mais comum na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.
Objetivos Identificar as principais características epidemiológicas do câncer do colo do útero no estado da Paraíba, no período de 2006-2014, por meio de informações disponibilizadas no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde-DATASUS.
Metodologia Estudo ecológico, retrospectivo, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Utilizaram-se dados secundários obtidos do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) disponíveis no DATASUS no site do Ministério da Saúde, referentes aos dados oficiais mais recentes acerca do câncer do colo do útero no estado da Paraíba. A população alvo foi composta por todos os casos positivos detectados por meio do exame citopatológico, registrados no SISCOLO. As informações foram analisadas segundo as variáveis demográficas (faixa etária, cor/raça e escolaridade), assim como os tipos de câncer do colo do útero registrados no período equivalente a pesquisa.
Resultados No período de 2006-2014 foram realizados 2.190.933 exames citopatológicos na Paraíba. Os anos 2007 e 2014 apresentaram, respectivamente, a maior e a menor cobertura. As mulheres na faixa etária de 25-29 anos realizaram maior número de exames (15,29%). O carcinoma epidermoide invasor foi o tipo de câncer mais incidente (73,79%), na faixa etária de 60 anos ou mais (41,66%), seguido do adenocarcinoma invasor 14,56%, com maior índice na faixa etária de 60 anos ou mais (24,44%) e adenocarcinoma in situ 11,65%, com maior índice na faixa etária de 35 a 39 e entre 50 e 54 anos (19,44%). Omitiu-se a cor/raça em 89,38% dos casos e 9,39% foram em mulheres com ensino fundamental incompleto.
Conclusões/Considerações A pesquisa cooperou para um melhor entendimento sobre as características epidemiológicas do câncer do colo do útero, favorecendo o desenvolvimento de ações planejadas para a sensibilização das mulheres a respeito da prevenção e diagnóstico precoce, promoção e manutenção da saúde para uma vida mais saudável.
|