27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31b - Vigilância epidemiológica: Informação para ação |
23003 - PARTICIPAÇÃO NO ESTUDO COLABORATIVO LATINO AMERICANO DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS (ECLAMC) NO HOSPITAL SÃO LUCAS (HSL) DA PUCRS JULIANA PONTES DA ROSA - PUCRS, MARIA TERESA VIEIRA SANSEVERINO - PUCRS, MARIANA HORN SCHERER - PUCRS, RODRIGO ROSA DE STEFANI - PUCRS, AMANDA PAZ SANTOS - PUCRS, MORGANA THAIS CAROLLO FERNANDES - PUCRS, ROSA DA ROSA MINHO DOS SANTOS - PUCRS
Período de Realização O início das atividades corresponde ao mês de agosto (2016), tendo, como término, dezembro (2017).
Objeto da Experiência O ECLAMC é um sistema voluntário de vigilância de malformações congênitas que monitora os nascimentos hospitalares em países latino-americanos.
Objetivos Aprofundar a formação acadêmica em Genética Médica, de forma a aprimorar a identificação e o diagnóstico de malformações congênitas. Fornecer dados epidemiológicos para a construção de um banco de dados. Contribuir para a prevenção de malformações, por meio da aquisição de conhecimentos na área.
Metodologia O ECLAMC baseia-se em um estudo caso-controle, em que os recém-nascidos são submetidos ao exame dismorfológico, realizado por acadêmicos de medicina voluntários - previamente orientados por uma geneticista. Para os malformados e seus respectivos controles, é preenchida uma ficha padronizada para registro da malformação; e realizada uma entrevista com a mãe quando também é solicitado o seu consentimento. O informe mensal de nascimentos e as fichas são enviados à coordenação geral do ECLAMC.
Resultados Desde o começo do projeto, até dezembro de 2017, foi contabilizado um total de 3981 nascimentos, desses, 150 (3,77%) recém-nascidos apresentaram alguma malformação. As anomalias congênitas mais frequentes correspondem a malformações dermatológicas (38), a defeitos de orelha externa (29), à polidactilia (17), a malformações genitourinárias (13), a síndromes (11), a malformações associadas (7), a malformações cardíacas (6), ao mamilo extranumerário (6) e aos defeitos de parede abdominal (6).
Análise Crítica Um Sistema de Vigilância Clínica e Epidemiológica de Malformações Congênitas é de fundamental relevância, visto que a etiologia dos defeitos congênitos ainda não está completamente entendida. Adicionalmente, sabe-se que essas malformações afetam de 3-6% dos bebês no mundo e são as principais causas de morte em países desenvolvidos; e vêm se tornando uma importante causa de morte no Brasil.
Conclusões e/ou Recomendações A prática de um programa de pesquisa epidemiológica de anomalias congênitas permite ao discente não só adquirir maior conhecimento sobre o assunto, mas também serve como instrumento na formação médica. Ademais, a construção e manutenção de um banco de dados, além de fornecer uma valiosa fonte de pesquisa e produção cientifica, possibilita meios para a prevenção de malformações congênitas.
|