Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31h - Estudos de óbitos e mortalidade

27154 - ANÁLISE DE PADRÕES ESPACIAIS DA MORTALIDADE INFANTIL
INDIANARA MARIA DE BARROS CANUTO - UFPE, HEITOR VICTOR VEIGA DA COSTA - UFPE, CONCEIÇÃO MARIA DE OLIVEIRA - PCR, PAULO GERMANO DE FRIAS - IMIP, VILMA COSTA DE MACÊDO - UFPE, CRISTINE VIEIRA DO BONFIM - FUNDAJ


Apresentação/Introdução
A mortalidade infantil é um importante indicador de condição de vida, que reflete desigualdades sociais, além de revelar fragilidades no acesso e na qualidade dos serviços de atenção à saúde da mulher e da criança. A análise espacial configura-se como uma metodologia que pode ser utilizadas para auxiliar a atuação da vigilância do óbito infantil e subsidiar o direcionamento de ações em saúde.


Objetivos
Descrever a ocorrência e a distribuição espacial dos óbitos infantis investigados no Recife, PE.


Metodologia
Estudo de análise espacial exploratória realizado no Recife, PE. A fonte de coleta de dados foram as fichas confidenciais de investigação do óbito e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). A população do estudo foi composta por 183 óbitos infantis investigados. Para detectar padrões de distribuição espacial utilizou-se a estimativa de kernel da mortalidade infantil, neonatal e pós-neonatal.


Resultados
Os óbitos foram principalmente do tipo, neonatal (n=144; 78,69%), pré-termos (n=147; 80,33%) e baixo peso ao nascer (n=143; 78,14%). As principais causas dos óbitos infantis foram às afecções originadas no período perinatal, com destaque para os transtornos hipertensivos (n=31; 16,94%). O mapa de kernel mostrou uma maior densidade em 10 bairros localizados nas áreas Norte, Noroeste, Centro e Sul da cidade. Visualiza-se um padrão heterogêneo na distribuição dos clusters dos óbitos investigados.


Conclusões/Considerações
Constatou-se um padrão heterogêneo na distribuição das mortes no território. A caracterização dos óbitos e a detecção de clusters de mortalidade podem auxiliar a vigilância do óbito infantil na identificação de áreas prioritárias às intervenções em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360