Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31h - Estudos de óbitos e mortalidade

22573 - VIGILÂNCIA DO ÓBITO INFANTIL NO ESPÍRITO SANTO, BRASIL
ULYSSES MARIA PEREIRA SILVA - NÃO HÁ INSTITUIÇÃO VINCULADA, BARBARA ALMEIDA SOARES DIAS - ENSP, MARCELLE LEMOS LEAL - UFES, ERICA MARVILA GARCIA - USP


Apresentação/Introdução
A vigilância dos óbitos infantis proporciona maior visibilidade às elevadas taxas de mortalidade no país, aprimorando o registro dos óbitos, e possibilitando a adoção de medidas para prevenir os óbitos evitáveis pelos serviços de saúde, a identificação e a percepção dos problemas relacionados à assistência materno-infantil, elementos estes, indispensáveis para o planejamento em saúde.


Objetivos
Analisar as investigações de óbitos em menores de um ano ocorridos no Estado do Espírito Santo, Brasil, no período de 2006 a 2013.


Metodologia
Estudo epidemiológico descritivo, cujos dados foram obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). Foram realizadas análises estatísticas descritivas, por meio dos cálculos de frequência absoluta e relativa, além do mapeamento das taxas de mortalidade infantil e taxas de investigação dos óbitos infantis, por município. O processamento dos dados e o mapeamento dos resultados foi realizado por intermédio do software TerraView versão 4.3.0, utilizando-se a malha digital do Estado do Espírito Santo disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2010.


Resultados
Foram notificados 5.318 óbitos infantis, sendo que 3.055 (60%) foram investigados e 2.263 (40%) não investigados. Observou-se maior predomínio de óbitos investigados do sexo masculino, de raça/cor parda, e do tipo de parto cesáreo. Além disso, verificou-se que o município de Atílio Vivacqua apresentou a maior taxa de óbitos investigados (13,61/1000 nascidos vivos), enquanto que Apiacá apresentou a maior taxa de óbitos infantis não investigados (17,27/1000 nascidos vivos).


Conclusões/Considerações
Evidenciou-se que no Espírito Santo o processo de vigilância de óbito infantil ainda não atingiu os valores ideias, em especial, a região Norte, onde a frequência de óbitos investigados ainda é baixa. Recomenda-se treinamento e capacitação das equipes de saúde, bem como a formalização e o fortalecimento dos comitês de investigação de óbito infantil para o planejamento de ações e medidas a fim de aprimorar a vigilância dos óbitos infantis

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360