Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31e - Vigilância Ambiental

29037 - UTILIZAÇÃO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS INDIVIDUAIS DE ABASTECIMENTO: PERCEPÇÕES DA POPULAÇÃO.
JULIMARA DE SOUZA COSTA OLIVEIRA - UFV, PAULA DIAS BEVILACQUA - UFV, PAULA DA FONSECA APOLINÁRIO - UFPR, KAREN CRISTINA GONÇALVES - SMS/PMV


Período de Realização
A inspeção das soluções alternativas individuais foi realizada entre julho/ 2017 e janeiro/ 2018.


Objeto da Experiência
As soluções alternativas individuais (SAI) de abastecimento que fornecem água para consumo humano (CH) no município de Viçosa-MG.


Objetivos
Identificar/inspecionar as SAI que fornecem água para consumo humano (CH) nas áreas cobertas pelo sistema de abastecimento de água (SAA). Avaliar as percepções da população sobre a escolha por tal forma de abastecimento.


Metodologia
Os registros arquivados na Secretaria Municipal de Saúde, referentes às atividades de cadastrado/inspeção realizadas em 2005, 2007, 2013-2015 foram consultados para obtenção dos endereços das SAI. Durante visitas domiciliares realizadas por estudantes do Departamento de Medicina Veterinária da UFV, os responsáveis pelas SAIs são questionados sobre o tipo de uso da água. Quando identificada SAI que fornece água para CH, é realizada a inspeção e preenchimento de formulário padronizado.


Resultados
Foram inspecionadas 145 SAIs que fornecem água para CH. São abastecidos 228 domicílios correspondendo a 666 pessoas. Dentre os domicílios com SAI, 69,7% não utilizam a água fornecida pelo SAA, os motivos informados foram: questão cultural/costume (50,9%); alto custo (13,0%); a água da SAI tem qualidade superior (4,6%); água da rede pública tem cheiro, gosto ruim (4,6%); intermitência no abastecimento (1,8%); mais de um dos motivos listados (8,3%); dentre outros.


Análise Crítica
A análise dos resultados demonstram a existência de número significativo de SAIs no município, atendendo à população não desprezível. Importante destacar que o simples acesso ao SAA não garantiu a sua utilização pela população, e que outros fatores influenciaram na escolha pela forma de abastecimento, sendo a questão cultural o principal deles. Além disso, a intermitência no abastecimento pode levar ao aumento do uso das SAIs, podendo significar maior exposição da população a água não segura.


Conclusões e/ou Recomendações
O diagnóstico do tipo de uso das SAIs é importante para o planejamento das ações do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano, no sentido de garantir a universalização do acesso à água. Adicionalmente se faz necessário o investimento em ações de educação em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360