Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31e - Vigilância Ambiental

27859 - AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATORIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PARA ANÁLISE DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA PARA CONSUMO, EM CUMPRIMENTO À PORTARIA DE POTABILIDADE DA ÁGUA
ANA CRISTINA SIMÕES ROSA - FIOCRUZ, TATYANE PEREIRA DOS SANTOS - FIOCRUZ, AMANDA ISABEL S. F. GINUINO - FIOCRUZ, IVY DE SOUZA PALMEIRA - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O monitoramento de resíduos de agrotóxicos visa cumprir a Portaria MS Nº 2914 de 12/12/2011, para realizar a vigilância da qualidade da água para consumo humano, no âmbito do Programa Vigiágua do Ministério da Saúde.
Os resultados do monitoramento de agrotóxicos em água são direcionados e alimentam o sistema Siságua, de forma a fornecer informações sobre a presença de resíduos


Objetivos
O objetivo deste trabalho é a adequação analítica do laboratório para atendimento à portaria e, em seguida, atendimento integral aos princípios ativos que são utilizados no país e caracterizar a contaminação da água potável por agrotóxicos.


Metodologia
Existem cerca de 510 monografias autorizadas de produtos registrados no Brasil usados como ingredientes ativos destinados ao uso agrícola, saneantes desinfestantes, não agrícola. Destes, 350 contribuem com 98% das formulações de agrotóxicos mais utilizados. O método multiresíduo utilizado consiste em extração em fase sólida com fase mista hidrofílica-hidrofóbica dos princípios ativos e identificação e quantificação pelas cromatografias em fase gasosa e em fase líquida, acopladas à espectrometria de massas com triplo quadrupolo.


Resultados
No biênio 2016-2017, em mais de 1000 amostras analisadas no Laboratório de Toxicologia do CESTEH, poucas amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos, todas dentro do valor máximo permitido pela portaria, provavelmente por estarem em dissonância do que é utilizado para o que é monitorado. A portaria não restringe o monitoramento aos princípios listados, sendo estes obrigatórios. Dessa forma, se faz premente o aumento do escopo deste monitoramento, considerando que num mesmo método analítico muitos analitos podem ser investigados.


Conclusões/Considerações
A portaria de potabilidade da água está em revisão e é premente que, no intuito de incluir as mais variadas classes químicas de princípios ativos autorizados, sejam consideradas as diferenças de demandas de uso regionais e as propriedades cumulativas e tóxicas destes compostos, bem como a revisão dos limites de alguns compostos que podem colocar em risco a saúde da população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360