28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31e - Vigilância Ambiental |
27655 - AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS BASAIS DE METABÓLITOS DE INSETICIDAS DOMÉSTICOS NA POPULAÇÃO ADULTA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÃO PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO PAÍS ANA CRISTINA SIMÕES ROSA - FIOCRUZ, ANDRÉ MAZZEI - FIOCRUZ, PAULA DE NOVAES SARCINELLI - FIOCRUZ, SÉRGIO RABELLO ALVES - FIOCRUZ, TATYANE PEREIRA DOS SANTOS - FIOCRUZ, AMANDA ISABEL S. F. GINUINO - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Os agrotóxicos da classe dos piretroides são substâncias com mediano nível de toxicidade e de uso massivo no meio urbano, em ações de combate a vetores, representando um importante problema para a saúde humana e ambiental. Assim, torna-se importante e necessário o conhecimento do nível de exposição da população brasileira a estas substâncias, para orientação do setor regulador.
Objetivos O objetivo deste trabalho foi estabelecer os níveis basais para metabólitos de agrotóxicos da classe dos piretroides para a população do município do Rio de Janeiro.
Metodologia Foi realizada uma amostragem por conglomerados em dois estágios, e a coleta em cada um dos 474 domicílios consistiu em aplicação de um questionário e fornecimento de amostra de urina de indivíduos pertencentes à população não exposta ocupacionalmente, com idade maior que 18 anos, de ambos os sexos, distribuídos proporcionalmente pelos setores censitários da cidade. O método analítico empregado baseou-se na determinação de 3-PBA (ácido 3-fenoxibenzoico) e 4-FPBA (ácido 4-fluor 3-fenoxi benzoico), metabólitos de piretroides, por extração em fase sólida e análise por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas sequencial com triplo quadrupolo.
Resultados Os limites de detecção e quantificação foram 0,05 e 0,25 ng mL-1 para o 4-FPBA, e 0,06 e 0,20 ng mL-1 para o 3-PBA, respectivamente, e demonstraram a boa sensibilidade. Resultados médios de recuperação de 95% e 84% para 3-PBA e 4-FPBA, respectivamente, indicaram exatidão adequada e aplicabilidade do método. Níveis basais da população carioca exposta ambientalmente, para 3-PBA de 6,85 ng mL-1, e 4-FPBA de 1,41 ng mL-1, foram determinados neste trabalho. A obtenção destes valores constitui relevante contribuição para a realização de estudos de avaliação e gerenciamento do risco químico desta importante classe de substâncias, na população estudada.
Conclusões/Considerações Os resultados encontrados neste estudo são comparáveis aos realizados em outros países. No que se refere ao aspecto regulatório, este estudo fornece um importante volume de conhecimento para o Ministério da Saúde que regula a matéria com vistas ao bom estabelecimento de políticas de controle do uso destas substâncias, de relevância toxicológica ambiental e ocupacional.
|