Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC31e - Vigilância Ambiental

26513 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PERNAMBUCO, 2017.
ÉVELIN LÚCIA DE BARROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO IPOJUCA, JULIANA CARLA SERAFIM DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO IPOJUCA


Apresentação/Introdução
Animais peçonhentos são aqueles capazes de produzir e injetar substâncias venenosas em suas presas. Estes acidentes tornaram-se agravos de importância para a saúde pública por sua densidade de ocorrência e potencial de gravidade. As ocorrências são geralmente associadas às condições climáticas (maior frequência em meses quentes e chuvosos) e intervenções do homem no meio ambiente.


Objetivos
Assim, este trabalho objetivou analisar o perfil epidemiológico das notificações de acidentes por animais peçonhentos no município do Ipojuca - Pernambuco no ano de 2017.



Metodologia
Foi realizado um estudo retrospectivo, buscando descrever o perfil epidemiológico das ocorrências de acidentes por animais peçonhentos no município do Ipojuca no ano de 2017. Os dados foram coletados no Sinan, tabulados no Tabwin e analisados no Microsoft Excel 2016. Foram trabalhadas as variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, zona, local da picada, manifestações locais, tipo de acidente, classificação e evolução do caso, e posteriormente traçado o perfil das ocorrências para este agravo no município.


Resultados
Nesta interpretação, pôde-se afirmar que das 266 ocorrências (média de 22,1 casos por mês) 89,4% ocorreram em zona urbana e 10,6% em zona rural. Do total, 55,3% corresponde ao sexo feminino, e a faixa etária mais atingida foi a de 20 a 29 anos (22,6%) seguida pelas faixas etárias de 30 a 39 (16,2%) e 10 a 19 anos (15,8%).No que se refere ao tipo de acidente 86,8% foram picadas de escorpião, seguido por serpentes (4,9%) e abelhas (4,1%). Em 97,0% dos casos foram referidas manifestações locais, e 43,4% tiveram como local da picada os membros superiores. 97,0% dos casos foram classificados como leves e 100% evoluíram para cura.


Conclusões/Considerações
Concluiu-se que seguindo o perfil de ocorrência nacional os acidentes com escorpiões foram às principais ocorrências, sendo as faixas etárias mais atingidas a do adulto jovem, com classificação do caso leve na maior parte dos casos. E diferente do referido na literatura, às ocorrências do município se deram em mulheres e na área urbana, apresentando a necessidade de uma intervenção direcionada a este público.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360