28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC31e - Vigilância Ambiental |
24795 - RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE - ÊNFASE VIGILÂNCIA EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE JUSSARA ELAINE SABADO FIGUEIREDO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/RS - CEVS- DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ELISIANE ALMEIDA SALDANHA - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO ESTDO DO RIO GRANDE DO SUL/RS - CEVS- DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SAÚDE DO TRABALHADOR
Período de Realização O período deste relato é de março 2016 a março 2017
Objeto da Experiência Integração das Vigilâncias do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, através da Residência Integrada em Saúde- ênfase Vigilância em Saúde.
Objetivos Relatar como a Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública/RS- ênfase Vigilância em Saúde contribuiu para a integração entre as vigilâncias Ambiental, Epidemiológica, Sanitária e Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
Metodologia A integração das Vigilâncias ocorreu a partir de espaços de Educação em Saúde voltados para a prática interdisciplinar, com isso foram desenvolvidos seminários integradores para os residentes da Vigilância em Saúde que tinha como objetivo apresentar temas relacionados às atividades de cada área, onde participavam profissionais das diversas áreas da Vigilância em Saúde. Outro espaço que permitiu esta integração foram os filmes, espaço, social, com temas relacionados a vigilância.
Resultados Uma das potencialidades encontradas nestes espaços de integração ensino-serviço a apriori, promovido para os residentes, foram a troca de saberes entre residentes e profissionais do CEVS proporcionando com isso através dos seminários integradores um espaço também de produção de conhecimento, como por exemplo artigos e boletins informativos. Cabe destacar a importância do trabalho integrado entre as Vigilâncias, onde foi abordando temas caros como os agrotóxicos.
Análise Crítica Os profissionais da Vigilância em Saúde, por muito tempo trabalharam restritos no campo de atuação, seja pela formação acadêmica ou pela estrutura organizacional firmada pelas instituições que favoreceram esta prática. Cabe destacar que os espaços de integração entre profissionais das diversas áreas foram de grande importância para a trabalho em equipe estabelecendo um diálogo interdisciplinar entre os núcleos de cada prática profissional, contribuindo com isso a superação da fragmentação.
Conclusões e/ou Recomendações Neste sentido a Residência em Vigilância em Saúde, baseada na integração ensino- serviço caracteriza-se como um marco divisor entre as práticas antes estabelecidas pelos profissionais da Vigilância em Saúde contribuindo para que os mesmos, estabelecessem interfaces para o trabalho da Vigilância em Saúde que tem como missão controlar riscos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, sob a ótica da integralidade.
|