Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31d - Vigilâncias sobre agrotóxicos, resíduos e intoxicações

26840 - SISTEMAS NACIONAIS DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
EDUARDO ANDRÉ VIANA ALVES - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA E SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL – SES-DF, PAULO SOUSA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA


Apresentação/Introdução
Uma das estratégias utilizadas para a redução de danos utilizadas pelos Ministérios da Saúde de diversos países foi a utilização de sistemas de notificação de incidentes e eventos adversos. Estes sistemas possibilitariam a identificação e análise do risco e o posterior estabelecimento de estratégias para sua retirada, mitigação ou, caso não sendo possível, o gerenciamento do dano.


Objetivos
Realizar uma análise comparativa entre os sistemas nacionais de notificação de eventos adversos em dois países lusófonos (Brasil e Portugal).


Metodologia
Trata-se de pesquisa descritiva e documental. Foi utilizada análise de legislação vigentes sobre o tema com posterior análise dos sistemas informatizados de notificação de eventos adversos disponíveis nos sites dos Ministérios da Saúde do Brasil e de Portugal afim de buscar similaridades e especificidades no sistema de notificação de cada país.


Resultados
Ambos países optaram por desenvolver sistemas nacionais de notificação de eventos adversos que estão sob a responsabilidade dos respectivos Ministérios da Saúde e escolheram disponibilizar seus formulários de notificação via web permitindo que cidadãos e profissionais de saúde pudessem reportar incidentes e eventos adversos. Quanto a identificação é confidencial, mas no Brasil, é necessário acesso o preenchimento de um cadastro prévio. No Brasil, o formulário de notificação do cidadão não dispõe de informações para a identificação do paciente ou sobre a equipe que assistiu o mesmo, assim como Portugal.


Conclusões/Considerações
Os sistemas nacionais de notificação de eventos adversos parecem ser uma tendência a serem incorporados pelos diversos países, mas é necessário adequá-los às realidades locais (tanto culturais quanto legislativas) para que se tornem realmente efetivos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360