26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO31d - Vigilâncias sobre agrotóxicos, resíduos e intoxicações |
22737 - SOCIEDADE CIVIL E OBSERVATÓRIO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÃO EXPOSTA A AGROTÓXICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO TELMA DE CASSIA DOS SANTOS NERY - INCOR-FM-USP, ROGERIO ARAUJO CHRISTENSEN - SUCEN, MARCELO NOVAES - DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO SP, ROSEANE MARIA SOUZA - ABES SP, PAULO JUNIOR PAZ DE LIMA - ABRAPPS, ANDRE PEREIRA LEITE - GRUPO ACADEMIA, TELMA DE CASSIA DOS SANTOS NERY - INCOR/FMUSP
Período de Realização Descreve atividades no período de 8/11/2016 a 01/03/2018
Objeto da Experiência Atividades do FÓRUM PAULISTA DE COMBATE AOS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS E TRANSGÊNICOS e Observatório.
Objetivos Apresentar atividades do Fórum Paulista, do período de 8/11/16 a março de 2018, processo de uso dados do Observatório de Vigilância em Saúde Ambiental, com foco em Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. Resultados alcançados após implantação do Observatório.
Metodologia Fórum instituído com participação da sociedade civil. Considerou dados do Observatório que disponibiliza perfil epidemiológico, dados do Ministério da Saúde sobre de intoxicações agudas, doenças crônicas, malformações congênitas e estudos de investigação da exposição a agrotóxicos. Bases pesquisadas e disponibilizadas: AIH; SINASC; SIM; CIH; SINAN. Calculadas taxas doenças, por sexo e faixa etária e taxas por município acumuladas, versus consumo de agrotóxicos por município, disponibilizadas em mapas.
Resultados Fórum realizou atividades, com discussões das implicações dos agrotóxicos na saúde e ao meio ambiente. O GT Saúde participou de 54 atividades, com 7.800 pessoas. O Observatório possibilita estudos por municípios. Dados permitem analisar notificação por municípios, consumo, cultura e tipo do agrotóxico, subsidiando programa de vigilância à saúde para populações especificas. Foram 10.200 acessos. Dados utilizados por gestores, pesquisadores, debates e legislações municipais pulverização aérea.
Análise Crítica O Fórum Paulista, com participação da sociedade, contribui com incrementação da temática exposição a agrotóxicos e saúde. O observatório é fruto de debate com instituições que desenvolveram serviço similar no Brasil, com debate sobre problemas dos agrotóxicos e impactos nos serviços do SUS. Disponibilização dos dados para consulta em meio eletrônico, reunidos em única plataforma, facilitou acesso e alcance qualquer usuário. Há necessidade de manter essa ferramenta atualizada periodicamente.
Conclusões e/ou Recomendações O Fórum Paulista mostrou-se importante ferramenta de debate democrático sobre impactos dos agrotóxicos na saúde, em especial, malformações congênitas, tipos de câncer nos municípios que mais utilizam os agrotóxicos no estado de São Paulo. O uso dos dados do Observatório viabilizou construção do perfil dos municípios do estado de São Paulo, na temática dos agrotóxicos, oferecendo grande acervo de estudos sobre os efeitos dos agrotóxicos à saúde.
|