26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO31d - Vigilâncias sobre agrotóxicos, resíduos e intoxicações |
21761 - MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE, EM DUAS UNIDADES DE SAÚDE EM PALMAS - TOCANTINS: BASES PARA SEU GERENCIAMENTO. MARILDO DE SOUSA RIBEIRO - UFT, JOSÉ GERLEY DIAZ CASTRO - UFT
Apresentação/Introdução Os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), devido às suas características tóxicas e/ou patogênicas, constituem uma inquietação para a sociedade e para o meio ambiente. Todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados e nas suas classificações e estabelecendo as diretrizes de manejo dos RSS.
Objetivos Este trabalho tem como objetivo geral contribuir com o gerenciamento de resíduos da saúde no município de Palmas mediante a implantação do manejo correto de Resíduos Sólidos de Saúde, como modelo piloto, em duas Unidades de Saúde do município.
Metodologia A pesquisa adotou o método qualitativo com desenho de pesquisa do tipo intervenção, onde procurou explorar as causas que condicionam a atual situação do manejo de resíduos de cada unidade, com caráter propositivo. A análise estatística para o efeito da capacitação sobre a implantação do PGRSS foi analisado mediante o teste não paramétrico dos sinais. considerando as duas datas de observação (22/02/2016 – ANTES e 02/06/2016 – DEPOIS). Quando verificado o resultado do teste dos sinais para o caso da implantação do PGRSS para o CEO 704 S, este é muito significativo (pbinomial = 0,0002) e o poder do teste igual a 0,9993.
Resultados O resultado da pesquisa mostrou que nas duas Unidades de saúde estudadas, o diagnostico inicial apontou para muitas convergências situacionais. Os itens avaliados no quesito aspectos gerenciais do RSS, 100% estavam não conformes, nas duas unidades. Enquanto que os aspectos ambientais e de saúde do trabalhador, variaram entre conformes e não conformes, no início do trabalho. Desenvolveu-se um curso de capacitação em gerenciamento de resíduos com a maioria dos servidores.Implantou-se o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS); Protocolos de Lavagem e Esterilização de material laboratorial e odontológico;Protocolo de Limpeza e desinfecção de ambientes hospitalares.
Conclusões/Considerações O manejo dos resíduos nas unidades não estavam sendo operacionalizado de forma adequada e que o produto desta pesquisa atendeu o esperado que foi a implantação do PGRSS neste serviço, com índice de conformidade igual ou superior a 85% conforme o estabelecido pela legislação vigentes.O modelo implantado pode ser replicado para toda a rede de saúde de Palmas. O envolvimento dos servidores de cada unidade, foi essencial para o sucesso da pesquisa.
|