Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31d - Vigilâncias sobre agrotóxicos, resíduos e intoxicações

21403 - TENDÊNCIA DAS INTOXICAÇÕES HUMANAS NO BRASIL DE 2006 A 2015: UMA AMOSTRA POR CONVENIÊNCIA DO SINITOX
ROSANY BOCHNER - FIOCRUZ, ERICK DA SILVA PENEDO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A participação dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs) nas estatísticas disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) é variável, o que compromete a análise de tendência das intoxicações humanas. Uma forma para resolver esse problema é considerar apenas os CIATs que enviaram dados em todos os anos do estudo.


Objetivos
Apresentar as tendências das intoxicações humanas por cada agente tóxico no Brasil, com base no período de 2006 a 2015.


Metodologia
Trabalho descritivo, realizado de acordo com as seguintes etapas: 1. Seleção de uma amostra por conveniência de CIATs, considerando apenas aqueles que participaram de todas as estatísicas de 2006 a 2015; 2. Coleta dos dados referentes a esses CIATs por ano e agente tóxico; 3. Compilação desses dados para gerar uma série histórica por agente tóxico; 4. Levantamento da população dos estados dos CIATs selecionados para os anos do período de 2006 a 2015; 5. Cálculo dos coeficientes de morbidade por 100.000 hab. para os anos do estudo por agente tóxico; 6. Cálculo das tendências para cada agente tóxico, considerando os números absolutos e os coeficientes.


Resultados
Dos 34 CIATs existentes no país, 11 enviaram dados ao SINITOX em todos os anos de 2006 a 2015, representando todas as regiões do país. A tendência mostrou-se crescente para o coeficiente de morbidade do total de casos, assim como para medicamentos, domissanitários, cosméticos, drogas de abuso, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos/venenosos. Tendência decrescente foi observada para agrotóxicos de uso agrícola, de uso doméstico, raticidas, produtos veterinários, produtos químicos industriais, metais, plantas, serpentes e animais não peçonhentos. Merecem destaque as drogas de abuso com um crescimento de mais de 337% e os metais com uma redução de mais de 79% no período do estudo.


Conclusões/Considerações
Como a participação dos CIATs nas estatísticas do SINITOX vem diminuindo ao longo dos últimos anos, seus dados devem ser analisados com cautela. Nesse sentido, a adoção da amostra utilizada nesse estudo pode constituir metodologia importante para o acompanhamento dos dados registrados por esse sistema.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360