Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31g - Qualidade da informação sobre causas de morte

27502 - INVESTIGAÇÃO DOS ÓBITOS COM CÓDIGOS GARBAGE NO RECIFE-PE
CONCEIÇÃO MARIA DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, VERÔNICA CRISTINA SPOSITO ANTONINO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, MARIA JOSÉ MACHADO CABRAL - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, REBECA MACEDO HOLANDA PEREIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, DANYELLE ALVES DA PAIXÃO SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, ALUSKA MIRTES DE QUEIROZ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, JONAS JOSÉ DE FARIAS NETO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, LUIZ CARLOS DO ESPIRITO SANTO SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, SARITA DE SALES FERRAZ - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, CANDIDA CORREIA DE BARROS PEREIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, PATRICIA ISMAEL DE CARVALHO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO


Período de Realização
A experiência foi realizada no período de julho a setembro de 2017.



Objeto da Experiência
Investigação dos óbitos com códigos garbage ocorridos em hospitais públicos situados no Recife, de janeiro a abril de 2017.



Objetivos
Descrever a estratégia utilizada para redução dos óbitos com códigos garbage no Recife-PE.



Metodologia
Elegeu-se para investigação 488 óbitos com causa básica por códigos garbage prioritários, não fetais, >1 e <90 anos de idade ocorridos em hospitais públicos com Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), situados no Recife, de janeiro a abril de 2017. A equipe da VEH realizou a investigação dos óbitos por meio de ficha especifica. Um médico certificador analisou as investigações e requalificou as causas de morte, identificando o nível de diagnóstico para definição das causas.


Resultados
Dos óbitos por códigos garbage prioritários foram investigados 297 (60,9%), dos quais 216 (72,7%) tiveram as causas de morte especificadas. Cerca de 70% das causas apresentaram identificação do nível do diagnóstico definitivo ou provável. A septicemia, os acidentes de transportes inespecíficos, as causas externas de intenção não determinada e as causas mal definidas foram em quase sua totalidade esclarecidas. Os óbitos por neoplasia NE tiveram a especificação do sítio primário e da localização.



Análise Crítica
As causas mal definidas e a alta proporção de códigos garbage comprometem a qualidade da informação sobre causas de morte, podendo dificultar a identificação de prioridades e o planejamento de ações em saúde. O preenchimento correto das causas de óbito pelo médico ainda gera problema, necessitando maior conscientização desse profissional quanto ao preenchimento adequado do atestado de óbito, muitas vezes visto apenas como instrumento legal necessário para realização do sepultamento.


Conclusões e/ou Recomendações
O processo de investigação dos óbitos com códigos garbage permitiu um ganho expressivo nas informações de mortalidade, evidenciando a eficiência e eficácia da metodologia utilizada e a importância da VEH para realização da estratégia. Observou-se que na maioria das situações, as informações que aprimoram as estatísticas de mortalidade estão registradas nos prontuários hospitalares, de onde poderão ser resgatadas para identificação da real causa de morte.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360