27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO31g - Qualidade da informação sobre causas de morte |
25487 - CAUSAS BÁSICAS DE ÓBITO MEDIANTE RECODIFICAÇÃO DOS CÓDIGOS GARBAGE NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT: UMA EXPERIENCIA EXITOSA SANDRA MARA FERNANDES BONILHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CÁCERES, NILZA NOBRE MALHEIROS HAYASHI - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/MATO GROSSO
Período de Realização Janeiro a maio de 2017, Cáceres-MT.
Objeto da Experiência Óbitos classificados com Código Garbage-CG (causas de morte ambígua - inespecífica) registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade-SIM.
Objetivos Identificar a frequência de CG em dois hospitais; conhecer a dinâmica das notificações desses óbitos; identificar as dificuldades para a emissão da declaração de óbito (DO) com melhor diagnóstico; utilizar os achados para propor intervenções na melhoria da qualidade da causa básica (CB).
Metodologia A partir da base de dados do SIM/DATASUS foram selecionados óbitos considerados CG de residentes em Cáceres ocorridos no período elegido. Técnicos da vigilância regional e municipal reuniram com a comissão de óbitos dos hospitais para busca das declarações, investigação hospitalar e preenchimento da Ficha de Óbito com causa mal Definida Hospitalar-IOCMD-H. Após investigação as causas de óbito foram recodificadas e validadas pelo médico da comissão dos hospitais, e posterior atualização no SIM.
Resultados No período selecionado foram notificados 239 óbitos, destes 50 (20,9%) corresponderam a CG, sendo 22 do hospital São Luiz e 28 do hospital Regional. Houve predomínio do gênero masculino (56,0%) e da faixa etária 50 anos e mais (84,0%). Os principais CG encontrados no município foram A41.9 (18,0%), J18.9 e I10 (14,0%), I67.8 (12,0%), I64 (8,0%). Dos CG 44,0% se concentraram em 03 profissionais médicos. Após investigação e reavaliação médica 52,0% saíram do CG.
Análise Crítica Identificamos registros insuficientes nos prontuários relacionados à anamnese, evolução e solicitação de exames que subsidie o diagnóstico etiológico no caso das pneumonias e da sepse; dificuldade do profissional médico no preenchimento correto da declaração de óbito o que fragilizou a melhoria do diagnóstico da CB. A maior ocorrência na faixa etária de 50 anos e mais pode ser decorrente de comorbidades, que podem interferir no estabelecimento da CB correta.
Conclusões e/ou Recomendações Os achados apontam para a importância dos CG na qualificação da CB das mortes, valorizando tanto a investigação dos óbitos quanto a sensibilização do médico sobre a qualidade do preenchimento da DO bem como o papel relevante do SIM na elaboração do perfil de mortalidade da população e análise de saúde. Ressaltamos a motivação da comissão de óbitos dos hospitais no preenchimento da IOCMD-H e na adoção da referida ficha na rotina dos trabalhos.
|