Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31g - Qualidade da informação sobre causas de morte

24272 - PROJETO PARA MELHORIA DO DIAGNÓSTICO DE CAUSA DE MORTE NO BRASIL - GARBAGE CODE – CUIABÁ/MT
MARLY MAYUMI TUTIYA - SMS - CUIABÁ/MT, LAURA CRISTINA ALENCASTRO DE MOURA - HBSH - CUIABÁ/MT


Período de Realização
Julho a setembro de 2017.


Objeto da Experiência
Declarações de óbitos, Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), fichas de investigações de óbitos revisadas pelos hospitais.


Objetivos
Melhorar a qualidade da informação em mortalidade, através da recodificação de códigos, considerados pouco úteis para informação em saúde pública e desta forma, direcionar as ações específicas para cada agravo.


Metodologia
O projeto implantado pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde e Vigilância de Nascimentos e Óbitos, contou com a participação de 07 hospitais. Foi realizado um encontro com técnicos e gestores do município e dos hospitais, sendo estes responsáveis pela revisão dos óbitos selecionados, os quais foram encaminhados a Vigilância de Nascimentos e Óbitos, onde se deu a avaliação dos óbitos investigados, com respectiva alteração no Sistema de Informação sobre Mortalidade.


Resultados
Dos sete hospitais participantes, foram totalizados 240 óbitos com códigos Garbage. Destes, foram investigados 82 óbitos, permanecendo Garbage 34 casos (41,4%) e 48 tiveram alteração no código (58%).


Análise Crítica
Ressalta-se neste processo, várias dificuldades enfrentadas para a implantação do Garbage, como: falta de registros, informações e ilegibilidade dos prontuários, bem como demora na liberação, letra ilegível no preenchimento das DO’s e equipe reduzida para investigação e análise. Porém, ao final, considerou-se que houve melhoria nas causas dos óbitos já existentes, qualificação do SIM e entendimento da continuidade deste trabalho, sendo criado no H. Santa Helena, a Comissão de Revisão de Óbitos.


Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se que, com a adesão a este projeto e participação ativa, os estabelecimentos de saúde apresentem maior agilidade na liberação e melhoria dos registros nos prontuários, melhoria na qualidade do preenchimento da causa básica na D.O e implantem a vigilância de óbito do Garbage nas Comissões/Núcleos hospitalares.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360