Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31f - Saúde do trabalhador - informação e ação

24514 - INFORMAÇÕES DE SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: O QUE SE TEM PUBLICADO?
ANDRÉA GARBOGGINI MELO ANDRADE - SESAB/DIVAST/CESAT, MÔNICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UFBA/DMPS, ROBSON DA FONSECA NEVES - UFPB


Apresentação/Introdução
O desenvolvimento desse estudo justifica-se pelo reconhecimento de que é preciso produzir o conhecimento sobre as atividades produtivas, o perfil epidemiológico e as situações de vulnerabilidade da população e, sobretudo, incorporá-los no planejamento de ações prioritárias de assistência e vigilância à saúde do trabalhador pela AB e em articulação com as demais instâncias da Rede de Atenção Saúde.


Objetivos
Esse estudo tem como objetivo identificar em que medida as informações de saúde do trabalhador produzidas no contexto da Atenção Básica (AB) têm sido objeto de pesquisas realizadas no contexto brasileiro.


Metodologia
Trata-se de um estudo de revisão de artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) sobre a produção de informações de saúde do trabalhador no contexto da atenção básica. Utilizou-se o operador booleano AND para a formação de duas sintaxes: “informações de saúde do trabalhador” AND “atenção primária à saúde”; e, “sistema de informação” AND “atenção básica” AND “saúde do trabalhador”. Do total de 178 documentos listados, após aplicação dos critérios de inclusão e refinamento das buscas obteve-se apenas três artigos para análise.


Resultados
Lacerda e Silva, Dias e Ribeiro (2011) discutem o trabalho do Agentes Comunitários de Saúde valorizando o seu papel no cadastramento e coleta de informações sobre o perfil sociodemográfico da população. Balista, Santiago e Filho (2011) valorizam o conhecimento dos indicadores das equipes de saúde para um melhor planejamento da intervenção, identificação e priorização dos grupos mais vulneráveis, como os trabalhadores expostos a riscos. Ferraz e colaboradores (2013) abordam a necessidade de ampliação de estratégias para facilitar o acesso e ampliar a assistência prestada, tendo em vista as barreiras culturais e a incompatibilidade entre os horários de trabalho do usuário e da equipe da APS.


Conclusões/Considerações
É preciso dar visibilidade às lacunas existentes para produção de conhecimento a fim de subsidiar o desenvolvimento de uma cultura de valorização da informação em saúde, sua adequada produção e análise, tendo em vista o estabelecimento de prioridades, a otimização de recursos disponibilizados e, sobretudo, a garantia da integralidade da atenção em saúde do trabalhador.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360