Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31f - Saúde do trabalhador - informação e ação

22093 - FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ANA MARIA CALDEIRA OLIVEIRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA USP/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BELO HORIZONTE, AUREA MARIA ZOLLNER IANNI - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP


Apresentação/Introdução
O exercício profissional da vigilância sanitária (VISA) requer informação e conhecimento científico atualizado; saberes oriundos de vários campos do conhecimento, além de saberes específicos. Considerando que é responsabilidade do Sistema Único de Saúde a coordenação da formação de seus trabalhadores, cabe questionar se os trabalhadores da VISA têm acesso a uma Política de Educação Permanente.


Objetivos
Analisar as diretrizes, estratégias e programação propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a construção da Política de Educação Permanente, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).


Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa com utilização da técnica de pesquisa de análise documental sendo analisados os documentos da ANVISA: Diretrizes para a Gestão da Educação em Vigilância Sanitária na Política de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde, que apresenta propostas para a gestão da educação e do trabalho; Desafios e Estratégias de Superação Priorizados pelo Ciclo de Debates em VISA 2015, que reconhece como desafios, entre outros, a política de capacitação permanente/continuada nos processos de trabalho de Visa; a Programação Integrada para Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária 2017 (Capacita-Visa) e o Pacto Interfederativo/2016.


Resultados
Entre as estratégias para estruturar a Política Nacional de Educação Permanente está a criação de planos de educação permanente em todas as esferas, em parceria com órgãos educadores. O Capacita-Visa objetiva consolidar a gestão da educação, oferecendo cursos para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais do SNVS. Já o Pacto Interfederativo elenca os indicadores, objeto da pactuação nacional de metas. Tendo como objetivo nacional o aprimoramento do marco regulatório e as ações de VISA, o indicador 26 estabelece o percentual de municípios que realizam no mínimo seis grupos de ações de VISA, entre elas, atividades educativas para população e atividades educativas para o setor regulado.


Conclusões/Considerações
Recomenda-se à ANVISA identificar no Pacto Interfederativo uma oportunidade para contemplar a Educação Permanente dos trabalhadores da VISA, considerando-a como uma “ação essencial à atuação da VISA local”, necessária a todos os municípios. Uma vez que existe oferta de cursos de capacitação pelo Capacita-Visa, não há porquê não pactuar com todos os municípios que seus trabalhadores participem das atividades de Educação Permanente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360