26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO31b - Vigilância epidemiológica e investigação |
23714 - IMPLANTAÇÃO DE DISCUSSÃO DE ÓBITOS NEONATAIS PRECOCE POR CAUSAS EVITÁVEIS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CARUARU ROZÂNGELA MARIA ALVES - SMS CARUARU, PAULA FRANCINEIDE PINTO DA SILVA - UFPE
Período de Realização Novembro de 2017 a novembro de 2018.
Objeto da Experiência Profissionais da USF (médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem) e da Maternidade (diretoria e assistência);
Objetivos Implantar a discussão de óbitos neonatais precoce por causas evitáveis, nas Unidades de Saúde da Família e Maternidade Casa de Saúde Bom Jesus do município de Caruaru, para redução da mortalidade neonatal precoce a partir do Grupo Técnico (GT) de Mortalidade Infantil (MI).
Metodologia Trata-se de um estudo de intervenção baseado nos pressupostos da pesquisa-ação. A seleção das unidades de saúde se dá pela ocorrência de óbitos neonatais precoce por causas evitáveis. A intervenção consiste de um apoio institucional ao GT de MI para implantar a discussão desses eventos. São realizadas visitas às unidades e reuniões com os profissionais. Após o debate, o relatório e a ficha síntese dos casos discutidos são disponibilizados aos participantes para arquivo e monitoramento.
Resultados As discussões já realizadas nas unidades de saúde, mediadas pelo apoiador, despertou nas equipes de profissionais a relevância da integração com a gestão para identificação e enfrentamento dos fatores que causaram os óbitos. Outro ponto importante da discussão é a possibilidade da implantação do sumário de urina no momento do parto como rotina padrão da maternidade municipal.
Análise Crítica Apesar do declínio da Mortalidade Infantil no Brasil, o componente neonatal persiste sem alterações significativas. Os óbitos neonatais precoce são potencialmente evitáveis na medida em que sejam detectáveis as falhas na assistência ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. O empenho da gestão e da atenção em viabilizar e tornar factíveis as devidas intervenções é condição essencial para a redução da mortalidade neonatal precoce por causas evitáveis no município.
Conclusões e/ou Recomendações A Educação Permanente é uma ferramenta fundamental para qualificar e integrar a atuação de profissionais de vários setores da sociedade no enfrentamento dos óbitos neonatais precoce. Nesse sentido, é de vital importância a realização de intervenções intersetoriais dirigidas à melhoria das condições de vida e de saúde das mulheres que possam impactar na redução da mortalidade infantil neonatal precoce por causas evitáveis do município de Caruaru.
|