Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31b - Vigilância epidemiológica e investigação

23169 - COMITÊ DE VIGILÂNCIA DOS ÓBITOS MATERNO, FETAL E INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS
TEREZINHA EVANGELISTA DE SÁ GOMIDE - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, SUELI BARBOSA DOS SANTOS LACERDA - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, MARIA IZABEL FERREIRA COSTA - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, CARINA FERNANDINO MAGALHÃES LINO - IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, RONALDO JUNHO CORREA - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, ANA CLÁUDIA LANZA - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, IZABELLA ALMEIDA ALVARENGA - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, ADRIANA FRAGA FRANÇA CASSEMIRO LOPES - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE


Período de Realização
O presente trabalho foi realizado em Sete Lagoas/MG no período de janeiro a dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Com a investigação de óbitos pelo comitê é possível produzir dados para embasar as medidas de prevenção à ocorrência de óbitos por causas evitáveis.


Objetivos
Analisar, discutir e classificar a evitabilidade dos casos de óbitos materno, fetal e infantil, identificar as estratégias e medidas de prevenção de óbitos evitáveis junto aos serviços de saúde com o propósito de que o município alcance melhores níveis de sobrevivência materna e infantil.


Metodologia
Os membros do Comitê junto com a assistência reúnem-se a cada 02 meses para discussão e análise da classificação dos óbitos ocorridos com residência no município. Após a análise, os dados são inseridos no sistema de informação em mortalidade (SIM) através da ficha síntese de investigação, antes do prazo final. De Janeiro a Dezembro de 2017, foi realizado pelo Comitê Municipal a analise, discussão e inserção no sistema (SIM Web) local, um total de 59 casos de óbitos materno, fetal e infantil.


Resultados
Através da Vigilância do Óbito em parceria com as unidades de saúde, conseguimos melhorar sensivelmente os nossos índices de investigação de óbitos materno, fetal e infantil, considerando o prazo de 120 dias para conclusão da investigação. E junto com o Comitê, reunir com os profissionais de atenção à saúde envolvidos na assistência à saúde da mulher e da criança, pontuar durante as discussões o que pode ser feito para diminuir os índices de óbitos evitáveis.


Análise Crítica
Conforme Brasil (2009) a mortalidade infantil é um importante indicador para analisar o nível de saúde e qualidade de vida de uma determinada população. O comprometimento dos serviços de saúde sobre a população de sua área de abrangência, deve fazer parte da sua rotina, com o propósito de identificar as estratégias e medidas de prevenção de óbitos evitáveis, de forma que o município alcance melhores níveis de sobrevivência materna e infantil.


Conclusões e/ou Recomendações
Ao reestruturar o Comitê Municipal de Vigilância do óbito Materno, Fetal e Infantil e estabelecer as rotinas de trabalho, conseguimos envolver e sensibilizar os profissionais, melhorar a qualidade das investigações, classificar adequadamente os casos, propor intervenções, mapear os problemas que levam ao óbito por causas evitáveis. É importante a atuação do Comitê no sentido que contribui para aperfeiçoar a qualidade da assistência à gestante.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360