Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC15a - Bioética: formação, pesquisa e clínica

27962 - CONTRIBUIÇÕES DA NEUROÉTICA PARA EDUCAÇÃO MORAL?
ROBERTA NASCIMENTO DE OLIVEIRA LEMOS DOS SANTOS - ENSP / FIOCRUZ, SERGIO TAVARES DE ALMEIDA REGO - ENSP / FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Como resposta a inovação biotecnológica e aos novos desafios éticos das neurociências, surge um campo interdisciplinar chamado Neuroética. Há uma divisão documentada para este novo campo que compreendem: Ética da neurociência e Neurociência da Ética. Neste trabalho, focaremos na Neurociência da ética, que aborda questões relativas à moral e sua relação com o cérebro.


Objetivos
Compreender as contribuições da neuroética para a educação moral


Metodologia
Este estudo se caracteriza como revisão de literatura. Utilizamos a estratégia de busca com as palavras chave: “Neuroética”, “Neuroeducação” e “Educação Moral” e suas versões em inglês. Foi usado o operador booleano ‘AND’ para combinação dessas palavras. Para esta busca, utilizamos a base de dados Scopus e o Portal Capes – Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizamos um filtro de tempo na seleção, visto que a neuroética emergiu em 2002, sendo este o ano usado para o corte. Obtivemos 26 documentos no portal CAPES e apenas 2 documentos na base Scopus.


Resultados
Nos documentos analisados identificamos como principal polêmica a intervenção medicamentosa contra educação moral fundamentada nas teorias de Piaget, Kohlberg e Lind. Autores como Person e Savulesco apresentam o medicamento como solução para o aprendizado moral efetivo em contraponto com a educação moral, oposto ao que defendemos.
A neuroética não investiga a ética em si, mas alguns aspectos éticos da moralidade, como o julgamento moral. Ela recebe contribuições das ciências comportamentais e cerebrais. Assim, acreditamos que pode contribuir fortemente com melhores abordagens para a educação moral.



Conclusões/Considerações
Ainda é incipiente o número de pesquisas que se preocupam em traçar a relação entre neuroética, neuroeducação e educação moral (dos 28 artigos encontrados, apenas 5 documentos abordam esse assunto). Estudos mais aprofundados que façam essa interpelação impactarão tanto a neuroética quanto a educação moral contribuindo diretamente na sociedade, pois desafiará os modos existentes de compreensão dos outros, de si mesmo e da sociedade ao qual vive.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360