Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC15a - Bioética: formação, pesquisa e clínica

22839 - A ÉTICA EM PESQUISA COM POPULAÇÕES TRADICIONAIS E NA MINERAÇÃO DE DADOS APÓS A RESOLUÇÃO CNS 510/16
RUI MASSATO HARAYAMA - UFOPA


Apresentação/Introdução
As recentes discussões sobre ética em pesquisa qualitativa nas ciências sociais e humanas foram consolidadas, no âmbito formal do Sistema CEP-CONEP, na resolução CNS 510/2016. Entretanto, observa-se que a nova resolução opera dentro de um paradigma contemporâneo de propriedade e posse de informações que conflitam com outras normativas e discussões nacionais e internacionais.


Objetivos
Apresentar os limites da discussão sobre ética da pesquisa qualitativa nas ciências sociais e humanas quando confrontadas com demandas das populações tradicionais e discussão sobre governo de dados abertos e os limites da transparência.


Metodologia
Foi consultada bibliografia sobre ética em pesquisa nas ciências humanas, assim como a história recente dos debates públicos travados entre cientistas sociais críticos ao modelo de revisão do sistema CEP-CONEP. Os argumentos foram comparados à crítica de populações indígenas e tradicionais aos pesquisadores da área de ciências sociais e humanas. Também foram consultadas bibliografia crítica à noção de governo transparente. A correlação entre os argumentos presentes nas diferentes bibliografia permitiu apontar os limites e desafios éticos da pesquisa em ciências sociais e humanas.


Resultados
Apesar da defesa de grupos de pesquisadores da especificidade da ética nas pesquisas em ciências sociais e humanas, observou-se grande demanda de regulamentação, por parte de populações indígenas e tradicionais, da pesquisa das ciências sociais e humanas com base na Convenção OIT 169/96 que instituiu a Consulta Prévia. Esse evento proliferou protocolos próprios de consulta e de ética em pesquisa no cenário internacional e nacional. Por outro lado, a ausência de reflexão maior sobre o uso de dados públicos amparados pela Lei de Acesso à Informação, associadas às técnicas de webativismo, hacking e mineração de dados é criticada como etapa de aprofundamento do biopoder.


Conclusões/Considerações
A pesquisa demonstrou a necessidade de se aprofundar a discussão sobre ética em pesquisa nas ciências sociais e humanas levando em consideração as discussões em torno da implementação da Convenção OIT 169/96, assim como nos desenvolvimentos dos protocolos de ética em pesquisa indígenas e das populações tradicionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360